Olá, estou montando um servidor nas com proxmox e omv, no momento ele é só para testes para quando eu montar um servidor pra armazenar meu dados pra valer eu não faça besteira.
Um dos pontos que me preocupei é que não achei como fazer o omv ler o hd de forma nativa, sem ser um disco virtual criado pelo proxmox, isso me preocupa pois caso o proxmox ou o omv falhem eu não consigo tirar o hd e ler em outra máquina. Alguém sabe se isso é possivel e como se faz?
Tenho impressão q pra fazer isso vc precisa de um disco virtual onde o sistema esta instalado, e outro disco que vc faz o pass through pra dentro da vm.
Posso estar enganado pois usei mt pouco o proxmox, mas normalmente em vms é assim q funciona
Eu tenho isso montado aqui e vou te dar algumas alternativas que já testei. Para saber: tenho um cluster de 3 hosts PVE. Em um deles estou rodando TrueNAS com discos e rede gerenciados diretamente pela VM.
Antes de chegar na solução que estou usando, testei criar discos virtualizados e usar eles no TrueNAS. Funciona, mas tem gestão em cima de gestão no disco. Além da perda de performance, acaba tendo mais camadas para falhar e ninguém quer isso.
Para implementar o TrueNAS com acesso direto ao disco eu compartilhei o recurso, ou seja, a controladora de discos SATA diretamente com a VM. Muita atenção ao fazer isso! Ao ligar a VM, ela assume o recurso para si e todos as outras VMs perderão acesso a qualquer disco nesta controladora. No meu caso, eu adicionei uma placa controladora SATA extra e deixei ela exclusiva para a VM do TrueNAS. Fiz o mesmo com a placa de rede.
O disco da VM em si eu coloquei em um disco gerido pelo Proxmox.
Ao final, tenho uma VM gerida pelo Proxmox, mas com performance de serviço para rede e disco como se fosse um hardware dedicado.