Dúvida com o dual boot[Windows e Ubuntu]

Desde sempre uso o Windows, porém agora decidi abrir minha mente para outros sistemas operacionais, no caso o Linux.
Entretanto no computador que uso eu ainda preciso do windows para o meu trabalho então eu gostaria de fazer em dualboot com o Ubuntu.
Vi o video do Diolinux e fiquei apenas com uma dúvida:
-Eu já uso esse computador a alguns anos então eu queria saber, se eu fizer o dual boot posso perder meus arquivos do windows?

Desde já,obrigado!

2 curtidas

Linux não é sistema operacional. É um kernel. O sistema operacional nesse caso é o Ubuntu (não estou querendo ser chato, mas ao generalizar como “Linux” você dificulta a ajuda).

Pode sim, mas apenas se você não prestar atenção no particionamento. O dual-boot consiste em diminuir a partição (divisão do disco) em que está seu Windows atual, e instalar o Ubuntu no espaço livre retirado. Exemplo: tenho um HD de 500GB com Windows instalado. Tiro 250GB do Windows e coloco o Ubuntu, ficando 250GB para o Windows também.

2 curtidas

Obrigado, foi mal por generalizar como os é que realmente sou bem novo nesse mundo.

3 curtidas

A instalação do Ubuntu é bem simples no caso de dual boot, ele detecta que existe um Windows ali e te dá a opção para diminuir o espaço do Windows, com uma extensão de sua escolha (a divisão não precisa ser igual).

Porém, preste atenção no espaço total que seu Windows ocupa. Se ele ocupa 120GB e você diminui sua partição para 100, por exemplo, pode-se perder arquivos ou mesmo impedir o Windows de inicializar.

1 curtida

Recomendo hd 1 tb, para vc ter um bom espaço de cada sistema, 500 gb cada um igual eu fiz aq com dois hds um de 1 tb e outro de 160 gb, fico muito bom quando fui instalar o ubuntu pela primeira vez, no começo desde ano tinha muita partição no hd de 1 tb, tanto que me perdi quase instalei errado comendo o espaço do windows inteiro, como tinham falado presta atenção.

Na verdade você pode perder seus arquivos a qualquer momento, bastando para isso haver uma falha de hardware, um sinistro na sua casa ou um furto. Fatores independentes do seu uso do computador.

Por isso vc deve manter backup dos seus dados importantes. Nunca se sabe quando algo vai acontecer. Talvez agora que vc vai instalar um novo sistema operacional seja a motivação necessária para você criar esse hábito, afinal mesmo que alguma coisa dê muito errada (não é comum, mas pode acontecer) vc terá a tranquilidade de ter seus dados bem guardados.

3 curtidas

Aliás, no meu caso por exemplo, acredito que não é bom confiar também em apenas um serviço de backup em nuvem, caso use. Vai que o datacenter em que o Google guarda nossos dados do Drive sofra uma queda de energia? Sempre é bom evitar a fadiga. Ainda que a chance seja mínima, não é 0.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.