Boa tarde/Noite
Qual o melhor, Collabora ou OnlyOffice?
Estou na dúvida entre o dois, e gostaria da ajuda da comunidade para sana-la.
Agradeço a ajuda.
Boa tarde/Noite
Qual o melhor, Collabora ou OnlyOffice?
Estou na dúvida entre o dois, e gostaria da ajuda da comunidade para sana-la.
Agradeço a ajuda.
Eu não conheço o Collabora. Only Office não gostei. Uso o Libre Office.
Eae @Danilo , joia?
Cara, vai depender muito do seu cenário de uso, mas aqui vai o resumo da ópera:
Se o seu foco é compatibilidade com arquivos da Microsoft (docx, xlsx, pptx) e manter a formatação original sem quebrar tudo, vai de OnlyOffice. Ele trabalha nativamente com esses formatos, então o documento abre quase idêntico ao que você veria no Windows.
O Collabora (baseado no LibreOffice) é excelente para o formato aberto (ODF), mas ele precisa converter os arquivos da Microsoft para abrir. Nessa conversão, é normal “sambar” margem, imagem e layout.
Eu fui de OnlyOffice justamente por isso: pra não ter dor de cabeça com arquivos que vêm do mundo corporativo/Office 365.
@DaviLuiz e @jeffinshadow, entendi, muito obrigado pelos esclarecimentos. Valeu mesmo. ![]()
Eu uso o LibreOffice. Hoje dificilmente recebo um arquivo de fora feito no MS Office, então praticamente não tenho problema com conversão de arquivos. Uso somente o formato Open Document.
Eu estou usando o LibreOffice e o OnlyOffice, para abrir alguns arquivos vindos do pacotes MS Office.
No nextcloud eu usava o onlyoffice, mas o container deles começou a ficar de gracinha, fui e coloquei o do próprio nextcloud(senão me engano é collabora) funciona super bem.
Só uma observação. O Collabora é baseado no LibreOffice, então seu uso, ao meu ver, só se justifica em dois casos:
Se excluirmos a compatibilidade com os arquivos do Microsoft Office e o visual datado, o LibreOffice é de longe a suíte de escritório mais completa que existe no Linux, de forma que ouso dizer que o LibreOffice não tem concorrente se ignorarmos esses dois pontos que mencionei. E olha que eu genuinamente já tentei me sair do LibreOffice, mas não dá, as outras suítes de escritório são muito incompletas.
Cara eu também uso LibreOffice em casa, porém no trabalho tenho que usar o Office, então com ele é o que acabo ficando mais habituado.
No LibreOffice o que mais me incomoda é falta daquela opção na hora de imprimir uma planilha, a opção de ajustar colunas / linhas para caber em 1 página. Sei que tem como fazer, mas sinto falta de algumas praticidades que tem no Office e que poderiam ser aproveitadas no LibreOffice. Muitas vezes perco muito tempo procurando como fazer algumas coisas básicas.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.