Dúvida: Collabora ou OnlyOffice

Boa tarde/Noite

Qual o melhor, Collabora ou OnlyOffice?

Estou na dúvida entre o dois, e gostaria da ajuda da comunidade para sana-la.

Agradeço a ajuda.

Eu não conheço o Collabora. Only Office não gostei. Uso o Libre Office.

2 curtidas

Eae @Danilo , joia?

Cara, vai depender muito do seu cenário de uso, mas aqui vai o resumo da ópera:

Se o seu foco é compatibilidade com arquivos da Microsoft (docx, xlsx, pptx) e manter a formatação original sem quebrar tudo, vai de OnlyOffice. Ele trabalha nativamente com esses formatos, então o documento abre quase idêntico ao que você veria no Windows.

O Collabora (baseado no LibreOffice) é excelente para o formato aberto (ODF), mas ele precisa converter os arquivos da Microsoft para abrir. Nessa conversão, é normal “sambar” margem, imagem e layout.

Eu fui de OnlyOffice justamente por isso: pra não ter dor de cabeça com arquivos que vêm do mundo corporativo/Office 365.

2 curtidas

@DaviLuiz e @jeffinshadow, entendi, muito obrigado pelos esclarecimentos. Valeu mesmo. :victory_hand:

Eu uso o LibreOffice. Hoje dificilmente recebo um arquivo de fora feito no MS Office, então praticamente não tenho problema com conversão de arquivos. Uso somente o formato Open Document.

Eu estou usando o LibreOffice e o OnlyOffice, para abrir alguns arquivos vindos do pacotes MS Office.

1 curtida

No nextcloud eu usava o onlyoffice, mas o container deles começou a ficar de gracinha, fui e coloquei o do próprio nextcloud(senão me engano é collabora) funciona super bem.

1 curtida

Só uma observação. O Collabora é baseado no LibreOffice, então seu uso, ao meu ver, só se justifica em dois casos:

• Você quer uma suíte de escritório online
  • Você realmente não curte o visual “Office 2003” do LibreOffice

Se excluirmos a compatibilidade com os arquivos do Microsoft Office e o visual datado, o LibreOffice é de longe a suíte de escritório mais completa que existe no Linux, de forma que ouso dizer que o LibreOffice não tem concorrente se ignorarmos esses dois pontos que mencionei. E olha que eu genuinamente já tentei me sair do LibreOffice, mas não dá, as outras suítes de escritório são muito incompletas.

2 curtidas

Cara eu também uso LibreOffice em casa, porém no trabalho tenho que usar o Office, então com ele é o que acabo ficando mais habituado.

No LibreOffice o que mais me incomoda é falta daquela opção na hora de imprimir uma planilha, a opção de ajustar colunas / linhas para caber em 1 página. Sei que tem como fazer, mas sinto falta de algumas praticidades que tem no Office e que poderiam ser aproveitadas no LibreOffice. Muitas vezes perco muito tempo procurando como fazer algumas coisas básicas.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.