Desde muito tempo eu uso o Duolingo pra aprender um pouco mais de inglês, espanhol e etc. Já tive vários períodos de uso do app, e atualmente estou no mais longo(1195 dias de ofensiva) e na minha opinião o app já foi bom, porém hoje é horrível.
Mudaram muito o funcionamento do aplicativo, meio que forçando a ir para um plano pago se quiser um app utilizável. E o pior é como a interface atual, a meu ver, é hostil.
Como o Vibe coding se relaciona com isso:
A empresa demitiu 10% dos funcionários e trocou-os por IA, sinto que a densidade de bugs do app aumentou junto com o Vibe coding além de o Duolingo parecer algo extremamente artificial e sem sentido atualmente. Estou pensando seriamente em desistir do duo de uma vez por todas.
É a bostificação do Duolingo. Poucos apps e serviços digitais escapam disso.
Na lógica de sempre ganhar mais dinheiro e gerar mais lucro, a primeira coisa a ser afetada é a experiência de uso.
Um bom exemplo disso é a Netflix, no começo era barato, tinha um bom catálago e uma boa experiência de uso, mas hoje em dia ou tu paga caro ou paga o plano mais barato com anúncio.
Eu acho um absurdo a pessoa pagar pelo serviço e ainda ter que ver anúncios no meio da série/filme, mas muita gente usa o plano básico com anúncios porque é a única forma de ter acesso ao conteúdo de forma fácil sem ter que recorrer à pirataria.
Comecei a usar o Duolingo lá no final de 2018. Saudade dessa época, o app era excelente. Com o passar dos anos foi piorando. Hoje estou usando o Busuu, não é uma maravilha também mas é o que está sendo melhorzinho para mim.