DuckDuckGo bloqueia rastreamento de aplicativos no Android

Ativei hoje esse recurso no meu Samsung, achei muito interessante, mas no fundo não sei se realmente funciona ou se é só uma promessa.

Vocês usam esse recurso?

Desde o “fiasco” do DuckDuckGo ano passado não confio mais na empresa DuckDuckGo como um todo, em relação a privacidade.

Acho que é uma promessa, um efeito placebo pro usuário pensar que não está sendo rastreado. É muito díficil bloquear o rastreamento nos sistemas de dispositivos móveis, principalmente quando se fala do Android padrão.

1 curtida

Também pensei nisso, ele de fato identifica os rastreadores. mas não descarto a possibilidade de ser apenas isso, aí o usuário acredita que está “protegido”.

aproveitando o assunto, qual mecanismo de pesquisa vc usa para ter mais privacidade? Testei o Startpage mas a empresa foi adquirida pela System1 então tenho minhas dúvidas…

Eu usava o DuckDuckGo até maio do ano passado (Justamente quando ocorreu o “fiasco” que mencionei antes).
Depois acabei voltando ao google (tendo consciência de que esse motor de busca não respeita privacidade nenhuma) já que antes eu achava uma troca justa usar o DuckDuckGo (Sendo essa troca ter resultados piores, porém mais privacidade) mas depois de descobrir que o próprio DuckDuckGo não é tão privado quanto dizem eu desisti.

Eu ia testar esse mesmo motor de busca quando me avisaram que ele tinha sido comprado por uma empresa de anúncios.

Atualmente estou usando o Brave Search, tenho ficado bem satisfeito com os resultados. Também vou testar o SearX e Ecosia.

Nunca confiei muito na empresa do Brave mas talvez eu faça um teste no Brave Search.

Aqui um aviso sobre o SearX: ele não é um motor de busca qualquer, ele é self-hosted, ou seja você tem que confiar no dono da instância dele que você vai utilizar, ou utilizar a sua própria, o que continua não sendo privado já que seu IP continuaria sendo utilizado pra rastreamento.

2 curtidas

desistam. não existe almoço grátis. aceitem um “certo grau de espionagem” e sejam felizes. kkkkk

3 curtidas

Com certeza, já estou aceitando isso desde que ganhei um celular Android.

1 curtida

Já que a Purism não lança seu celular no br, temos que nos contentar com o spydroid.

1 curtida