Sempre ouvi falar que para o Dual Channel funcionar as memórias tem que ser idênticas em tudo, também ouvi muitas pessoas falarem que precisam ter apenas o mesmo tamanho e frequência, outros falaram que basta ter o mesmo tamanho, mas em todos os lugares que vi as pessoas sempre falaram que memórias de tamanho diferentes não funcionam em Dual Channel.
Apenas por curiosidade acabei de realizar um teste, instalei um pente de 8GB 1600Mhz HyperX e outro de 2GB 1333Mhz Kingston, e pra minha surpresa ambos estão em 1600Mhz e com o Dual Channel ativado.
Gostaria da opinião de vocês sobre isso, e de comentários especialmente das pessoas com mais conhecimento na área. Tantas pessoas estiveram erradas o tempo todo sobre Dual Channel?
Eu sei que a resposta está meio que na minha cara, mas realmente fiquei meio confuso.
Imagino que nas configurações padrão elas funcionariam em Dual mas em 1333Mhz, uma vez que a memória de 2GB é 1333Mhz, mas eu setei manualmente na Bios para 1600Mhz e, como vocês podem ver, ambas estão trabalhando em 1600Mhz. Imagino que o pente de 2GB esteja trabalhando em Overclock neste caso.
Bom, por fim acho que MUITA gente não sabe que memórias completamente diferentes podem funcionar em Dual Channel, então sempre é válido compartilhar a informação.