Sempre ouvi falar que para o Dual Channel funcionar as memórias tem que ser idênticas em tudo, também ouvi muitas pessoas falarem que precisam ter apenas o mesmo tamanho e frequência, outros falaram que basta ter o mesmo tamanho, mas em todos os lugares que vi as pessoas sempre falaram que memórias de tamanho diferentes não funcionam em Dual Channel.
Apenas por curiosidade acabei de realizar um teste, instalei um pente de 8GB 1600Mhz HyperX e outro de 2GB 1333Mhz Kingston, e pra minha surpresa ambos estão em 1600Mhz e com o Dual Channel ativado.
Gostaria da opinião de vocês sobre isso, e de comentários especialmente das pessoas com mais conhecimento na área. Tantas pessoas estiveram erradas o tempo todo sobre Dual Channel?
Eu sei que a resposta está meio que na minha cara, mas realmente fiquei meio confuso.
Imagino que nas configurações padrão elas funcionariam em Dual mas em 1333Mhz, uma vez que a memória de 2GB é 1333Mhz, mas eu setei manualmente na Bios para 1600Mhz e, como vocês podem ver, ambas estão trabalhando em 1600Mhz. Imagino que o pente de 2GB esteja trabalhando em Overclock neste caso.
Bom, por fim acho que MUITA gente não sabe que memórias completamente diferentes podem funcionar em Dual Channel, então sempre é válido compartilhar a informação.
Muito legal, tenho uma maquina 775 que estou dando uma sobrevida para ela ( já estamos juntos a 13 anos, quando ainda era um pirralho hahahaha, conseguir deixar ela utilizável por mais 6 anos usando linux é mínimo de consideração que posso ter!) Troquei o pentium 4 por um core2 duo (a bios dela é muito limitada para processadores mais “novos”, limitando em 800 fsb de máxima, mas é o que tenho) coloquei uma plaquinha de video de 512mb e arrumei mais um pente de 2gb DDR2 de um amigo para fazer dual channel com os 2gb que já possuo. Estava meio receoso de uma limitar a outra na frequência, porém irei ficar atento com essa situação que você apresentou!
Isso já é bom o suficiente para o meu objetivo. Só pretendo continuar utilizando esse kit por mais alguns mêses, até eu me recapitalizar após a compra da Placa de Vídeo e comprar um novo kit MOBO+RAM+CPU.
Além disso o Dual Channel, mesmo nessas condições melhorou significativamente o desempenho em games. Ganhei alguns FPS, não muitos, mas mais importante: Melhorou a estabilidade diminuindo as quedas de FPS, e também melhorou o frametime significativamente.
Estou usando um FX 6300 com a RX580 8GB que acabei de comprar, o gargalo ficou bem ruim, mas após um overclock de 3.5 para 4.3Ghz e mais esse Dual Channel melhorou bastante. Além de que como eu disse, é apenas uma solução temporária até eu comprar outro kit.
Desde que esteja funcionando não tem problema algum, só disse que as chances de surgirem incompatibilidades são maiores, por isso normalmente é desaconselhável. Já tive incompatibilidades com pentes com as mesmas especificações de fabricantes diferentes, não é a toa que vendem kits com dois ou quatro pentes, eles são testados de fábrica e garantem 100% de compatibilidade.
O FX 8350 equivale a um Core i5 de terceira geração, o FX 6300 está no nível de um i3 de terceira geração, a série FX deixou bastante a desejar, mesmo na época do lançamento, hoje em dia a AMD está anos luz a frente.
Olá @Jedi_Fonseca eu já vi esse tipo de situação em algumas máquinas que peguei para dar manutenção. Quando fui questionar quem manja de hardware sobre isso a reposta que me deram foi: depende.
Algumas placas-mãe e módulos de memória vão aguentar trabalhar com essa configuração híbrida, mas existe uma séria chance de ficar instável quando você exigir a máquina de verdade. No seu caso onde você ainda subiu o clock de uma das memórias, precisa checar se isso não está sobreaquecendo o módulo, o que pode em longo prazo diminuir a vida útil dele.
Outra dica me deram foi que em configurações mistas de memória, o recomendável é deixar o módulo com mais capacidade no slot “da frente” para aproveitar melhor os recursos disponíveis.
No meu caso aconteceu (com soquete 775) o encontrário a memória de maior frequêncai ficou limitado com a de menor frequência, depois peguei duas memórias semelhantes de 2GB de 800mhz e troquei pareceu até que ganhou um boost, mesmo acontecendo das velocidades das memórias terem sido “apertadas” para 667mhz e diminuido as latências.
Na verdade não, mesmo jogando não passou dos 64 graus. Isso depois de horas jogando. Mas não uso cooler box, é um cooler maior com 2 fans, pipes de cobre e talz… Haha
Bom, além de ter jogado por horas também executei o Intel Burn Test nas configurações máximas e no Xtreme mode por umas 3 horas e não encontrou nenhum erro. Além do mais, pretendo usar esse kit por mais alguns mêses apenas, então se diminuir a vida útil não vai mudar muita coisa pra mim. E também tenho mais um pente de memória sobrando caso precise substituir algum. Haha
Deve ser alguma coisa relacionada ao VCore mas não acho que aumentar valha a pena já que o processador irá passar dos 70ºC, e de 3.5Ghz para 4.3Ghz já dá é um grande salto e se o processador se mantém em estável estar mais do que bom, e um bom over não diminui tanto o tempo de vida do processador eu tenho um aqui que vai fazer um ano que estar overclocado com undervolt e nenhuma instabilidade até agora