Dual boot Windows+Ubuntu

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje venho pedir ajuda com um problema que vem me assombrando recentemente.

tenho um notebook Acer Aspire 5 A515-51G-C690 (especificações completas no final) e uso em dual boot com Ubuntu 24.04 e Windows 11. Criar o dual boot foi bem fácil e assim funcionou muito bem por mais de um ano, mas no início desse ano algo aconteceu de muito errado, o grub deixou de ser exibido e o boot passava diretamente pro Windows, consegui resolver com uma mídia inicializável usando a ferramenta boot repair.

Mais recentemente o problema se repetiu, mas mesmo seguindo os mesmos passos da ultima solução, não ficou da forma que deveria, de fato ao inicializar o Ubuntu ele exibe o grub com as opçoes de sistemas, mas ao entra na bios pra definir o Ubuntu como primário na ordem de boot ele simplesmente não aparece lá, apenas o Windows, o problema fica ainda mais estranho (principalmente pra mim que não sou expert no assunto) quando eu ativo o atalho da lista de boot (tecla f12 na inicialização que lista todos os sistemas bootaveis instalados) os sistemas aparecem lá perfeitamente normais, inclusive esse é o método que utilizo atualmente pra dar boot no Ubuntu.

Alguém que conhece do assunto pode me ajudar com isso? Sinceramente eu tava pensando em formatar, não foi o primeiro problema que tive com o Ubuntu, a formatação pode resolver tudo com toda certeza kkkkkk mas não posso fazer isso agora no trabalho, se alguém tiver alguma dica eu ficaria agradecido

Especificações:

Relatório de detalhes do sistema

Detalhes do relatório

• Data em que foi gerado: 2025-04-08 09:18:00

Informações de hardware:

• Modelo do hardware: Acer Aspire A515-51G
  • Memória: 8,0 GiB
  • Processador: Intel® Core™ i7-8550U × 8
  • Gráficos: Intel® UHD Graphics 620 (KBL GT2)
  • Gráficos: 1 NVIDIA GeForce MX130
  • Capacidade de disco: 1,5 TB

Informações de software:

• Versão do firmware: V2.02
  • Nome do SO: Ubuntu 24.04.2 LTS
  • Compilação do SO: (null)
  • Tipo do SO: 64 bits
  • Versão do GNOME: 46
  • Sistema de janelas: X11
  • Verificação do kernel: Linux 6.5.0-35-generic

Instalou Ubuntu com uma partição EFI separada, ou usando a mesma partição EFI do Windows?

Mostre as partições existentes, pra gente visualizar a situação.

Opa, estas informações aqui correto? Apesar de usar o linux não sou muito habituado a usar o terminal, então se você se referir a algum comando específico eu agradeço se puder explicar, no mais, os dois sistemas estão instalados no meu ssd e tem apenas uma partição EFI compartilhada.

Sim, parece haver só 1 partição EFI…

Talvez você queira experimentar, uma segunda partição EFI, para o Ubuntu?

Digo “experimentar”, porque não tenho 100% certeza de que nunca mais o Windows apague o EFI do seu Ubuntu – pois não tenho Windows. – Estou falando de uma coisa que já vi falarem, mas ainda não tenho experiência pessoal.

• Quem sabe, outros colegas poderão falar sobre isso com mais conhecimento de causa?

Além disso, ainda não tenho uma segunda partição EFI. – Vou tentar descobrir, agora, como se faz, como funciona etc.

• Por enquanto, tudo quanto aprendi sobre partição EFI está aqui.

Eu uso comandos – quando conheço algum que possa me ajudar – e se for mais vantajoso do que algum aplicativo GUI.

Pelo GParted, p.ex., é muito mais fácil ver que todo meu sda já está alocado:

… ao passo que no meu sdb, ainda tenho 143 GiB de espaço “não-alocado”. – Nele, posso criar mais algumas partições:

Seleciono o “espaço não-alocado”, clico no botão direito do mouse em cima dele, seleciono “New” para criar uma nova partição naquele espaço.

Usei a maior parte daquele espaço. – Vou usar a nova partição para “dados” (músicas, fotos) – deixando 512 MiB “não-alocados”, “depois” da nova partição:

Em seguida, seleciono aqueles 512 MiB ainda “não-alocados”, e crio uma partição Fat32 – e dou a ela o rótulo (Label) “efi2”:

Depois de “Aplicar” – para o GParted criar de fato as 2 partições – seleciono a partição efi2 para gerenciar suas Flags:

Basta marcar “esp” – e automaticamente o GParted também marca “boot”:

Pronto! – Agora, tenho uma segunda partição EFI, chamada “EFI2” (ele não gostou das letras minúsculas) – com as flags “boot,efi”:

Agora, falta eu descobrir como faço para botar lá os UEFIs das distros que estão no meu sdb – Mageia, Void, MX Linux. – Assim, se meu sda sofrer algum desastre, poderei continuar usando as distros que estão no meu sdb.

• Quem sabe, os colegas não poderão ensinar isso, de imediato? – Assim, você já poderá mudar o UEFI do seu Ubuntu, sem esperar pelas minhas descobertas.

Não entendi muito bem o que é – nem para quê serve – aquela partição nvme0n1p8, de 504 megas.

Será uma partição /boot – separada da partição-raiz “/”…?

(Não sei que comando você usou, pois você cortou a parte de cima, onde ele deveria aparecer).

Eu prefiro usar este outro comando – pois todas as minhas partições têm rótulos (Label) – e fica fácil identificar os pontos-de-montagem, sistema de arquivos de cada uma etc.:

$ lsblk -o name,mountpoint,label,fstype,size,fsused
NAME    MOUNTPOINT                  LABEL     FSTYPE   SIZE FSUSED
sda                                                  447.1G 
├─sda1  /boot/efi                   EFI       vfat       2G  34.4M
├─sda2  /run/media/flavio/Linux1    Linux1    btrfs     50G    31G
├─sda3  /                           Linux2    ext4      30G  19.9G
├─sda4  /run/media/flavio/Linux3    Linux3    ext4      30G  13.6G
├─sda5  /run/media/flavio/Linux4    Linux4    ext4      30G  19.4G
├─sda6  /run/media/flavio/Linux5    Linux5    ext4      30G     2M
├─sda7  /run/media/flavio/Linux6    Linux6    ext4      30G  10.7G
├─sda8  /run/media/flavio/Home1     Home1     xfs       15G   9.1G
├─sda9  /home                       Home2     ext4      15G  10.9G
├─sda10 /run/media/flavio/Home3     Home3     ext4      15G     4G
├─sda11 /run/media/flavio/Home4     Home4     ext4      15G   7.2G
├─sda12 /run/media/flavio/Home5     Home5     ext4      15G   5.5G
├─sda13 [SWAP]                      Swap      swap      11G 
├─sda14 /run/media/flavio/Home6     Home6     ext4      15G   3.7G
└─sda15 /run/media/flavio/Warehouse Warehouse ext4   144.1G  73.6G
sdb                                                  447.1G 
├─sdb1  /run/media/flavio/Linux7    Linux7    ext4      30G    13G
├─sdb2  /run/media/flavio/Linux8    Linux8    ext4      30G    24K
├─sdb3  /run/media/flavio/Linux9    Linux9    ext4      30G  13.8G
├─sdb4  /run/media/flavio/Linux10   Linux10   ext4      30G     2M
├─sdb5  /run/media/flavio/Linux11   Linux11   ext4      60G     2M
├─sdb6  /run/media/flavio/Linux12   Linux12   ext4      30G   9.9G
├─sdb7  /run/media/flavio/Home7     Home7     ext4      15G   4.8G
├─sdb8  /run/media/flavio/Home8     Home8     ext4      15G   2.5G
├─sdb9  /run/media/flavio/Home9     Home9     ext4      15G   6.6G
├─sdb10 /run/media/flavio/Home10    Home10    ext4      15G   4.6G
├─sdb11 /run/media/flavio/Home11    Home11    ext4      15G   6.5G
├─sdb12 /run/media/flavio/Home12    Home12    ext4      15G   5.7G
├─sdb14 /run/media/flavio/Sites     Sites     ext4       2G   1.2G
└─sdb15 /run/media/flavio/Works     Works     ext4       2G    24K

(Mas ele também não mostra a existência de espaço “não-alocado” no sdb. – Nisso, o GParted é mais útil, além de mais cômodo e fácil).

Obs.: - Até parece que eu faço coisas por “impulso”, mas não é verdade. :wink: Já faz um bom tempo que eu vinha planejando essas 2 novas partições.

1 curtida

Não sei se dica de cima te ajudou, mas tive problema semelhante recentemente e não sei bem como se resolveu, mas abri o Linux (pop) e realizei procedimentos de atualização de firmware, bios e etc…
Voltou a funcionar razoavelmente vem, mas me acostumei a dar boot pelo f12

Bom… Consegui criar entradas para o Mageia, o Void, e o MX Linux – na partição “efi2” – localizada no final do meu 2º SSD (WD Green):

Para ilustrar com mais clareza:

Acima: - Note que, no Arch (sda), está montada a partição EFI – enquanto a partição “EFI2” não está montada.

No Void (agora), acontece o contrário: – Está montada a partição “EFI2” – e não a partição “EFI”:

Para começar, editei os arquivos /etc/fstab dessas 3 distros – trocando o UUID da partição “EFI” pelo UUID da partição “EFI2”:

# UUID=7A0B-66EE /boot/efi vfat noatime,dmask=0002,fmask=0113 0 0
UUID=B7B0-A50B /boot/efi vfat noatime,dmask=0002,fmask=0113 0 0

Acima: - Apenas copiei a linha original – e alterei o UUID na cópia. – A linha original ficou desabilitada por um “#” no início.

Em seguida, carreguei cada uma dessas 3 distros, e executei o mesmo comando usado na instalação do Arch – porém alterando o rótulo (label):

# grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=MX_grub --recheck
Installing for x86_64-efi platform.
Installation finished. No error reported.

Os “nomes”, ou rótulos usados – sempre adicionando “_grub” no final:

• –bootloader-id=MX_grub
  • –bootloader-id=Mageia_grub
  • –bootloader-id=Void_grub

Em cada caso, ele se coloca no topo das prioridades – e eu torno a colocar o openSUSE em 1º – e o Mageia em 2º lugar.

Por exemplo, a “entrada” do Void, criada por último, assumiu o número hexa “000D”, e se colocou em 1º lugar. – Então, passei-o para o final:

# efibootmgr
BootCurrent: 0000
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 000D,0000,0009,0002,0006,0004,0010,000C,0001,0003,0005,0007,0008
Boot0000* opensuse
Boot0001* debian
Boot0002* Fedora
Boot0003* mageia
Boot0004* pclinuxos
Boot0005* UEFI:CD/DVD Drive
Boot0006* arch_grub2
Boot0007* UEFI:Removable Device
Boot0008* UEFI:Network Device
Boot0009* Mageia_grub
Boot000A* slackware-14.2+
Boot000B* neon
Boot000C* debian
Boot000D* Void_grub
Boot000F* MX
Boot0010* MX_grub

# efibootmgr -o 0000,0009,0002,0006,0004,0010,000C,0001,0003,0005,0007,0008,D
BootCurrent: 0000
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0000,0009,0002,0006,0004,0010,000C,0001,0003,0005,0007,0008,000D
Boot0000* opensuse
Boot0001* debian
Boot0002* Fedora
Boot0003* mageia
Boot0004* pclinuxos
Boot0005* UEFI:CD/DVD Drive
Boot0006* arch_grub2
Boot0007* UEFI:Removable Device
Boot0008* UEFI:Network Device
Boot0009* Mageia_grub
Boot000A* slackware-14.2+
Boot000B* neon
Boot000C* debian
Boot000D* Void_grub
Boot000F* MX
Boot0010* MX_grub

O Mageia era “0003”, enquanto o “Mageia_grub” é “0009”.

Os que não existem mais, e os que não vou mais usar, bastou não incluir na ordenação.

Por sorte, as entradas antigas do Mageia e do MX Linux tinham apenas um arquivo “grubx64.efi” (cada um, com tamanho e data diferentes):

… e foi exatamente o que aconteceu, ao usar aquele comando adaptado:

Eu não saberia “o que fazer”, para gerar entradas cheias de trololós – como as do openSUSE, Fedora, Debian:

O que eu já tinha aprendido, em 2020 – e que pude confirmar agora, na prática:

• Ao ligar a máquina, o firmware UEFI vai procurar, encontrar e ler todas as partições EFI existentes nos discos.

E o que eu aprendi agora, fazendo e vendo os resultados:

• O efibootmgr detecta todas as entradas existentes, diretamente no firmware da (placa-mãe, acho) – mesmo que uma das partições EFI não esteja montada no momento – e altera a ordem lá mesmo, no firmware.

Eu bem que gostaria de encontrar “onde” as especificações oficiais UEFI dizem essas coisas – mas trata-se de um calhamaço de 2.300 linhas – escrito de um modo que desafia até a paciência de Jó:

EDIT - O calhamaço está aqui.

EDIT 2 - A entrada do KDE Neon também era cheia de trololó – enquanto as entradas do PCLinuxOS, Redcore, Slackware 14.2+, também têm apenas 1 arquivo “grubx64.efi”.

Existe uma entrada “ubuntu”, que não sei se foi gerada pelo Mint ou pelo KDE Neon – também, só 1 arquivo.

1 curtida

Já li sobre relatos que o Pop Os não lida muito bem com dual boot, no meu caso vou reservar um tempo pra aplicar sugestões como essa de atualizar o firmware, se não resolver eu também vou ter que me acostumar com o f12 :sweat_smile:

Vou passar um tempo pra assimilar todo esse conhecimento :rofl:
Mas agradeço muito as sugestões
Vou investigar sobre a possibilidade de criar uma segunda partição EFI, mas como estou em uma máquina de trabalho não posso ser tão leniente quanto aos testes

O Gparted realmente mostra muito mais facilmente os detalhes

o comando que utilizei foi o sudo fdisk -l /dev/nvme0n1
mandei o print cortado simplesmente por alguma fraqueza mental minha :sweat_smile:, porque de fato ficaria mais claro se eu tivesse mandado toda a saída

Essa é uma boa pergunta, quando instalei o sistema eu não tive tanta preocupação com o esquema de partições, então não me aprofundei muito no conceito, priorizei instalar uma distro que tivesse facilidade em configurar o dual boot sem muita interferência da minha parte, e o Ubuntu se encaixou nisso, tanto é que funcionou bem por um tempo considerável. No anexo do Gparted que inseri tem mais detalhes sobre esta partição, é uma partição /boot

1 curtida

Por partes, à la Jack Stripper…

Sou fiel praticante e ferrenho defensor da procrastinação. :wink: – Nunca faço nada, sem ficar muito tempo pensando – e recomendo que todos pesquisem, leiam, planejem… e no dia seguinte avalie e refaça o planejamento… e na outra semana… e no outro mês… etc.

No final deste mês, iria completar 2 anos que aquele “espaço não-alocado” estava ali, esperando destino. – Eu olhava, pensava… e continuei pensando… até ontem.

Olhando agora, achei esquisito aquele “DOM” – já que na Malásia não se fala “Domingo”, nem “Domenica”. :grimacing: – Fui pesquisar, e descobri que… “DOM stands for Date of Manufacture of the product”.

(Mas que era Domingo, era).

Comprei no final de Abril 2023, instalei no começo de Maio – quando passei 6 das minhas 12 distros para esse 2º SSD – e retirei 2 HDDs Sata3 (1 TB, cada), que estavam dando problemas. – Agora, aqueles HDDs estão em “gavetas” USB3, e nunca mais deram problemas. :scream:

(Aliás, já estavam dando problemas, havia uns 2 anos. – Até nisso, levei um tempo pensando e planejando).

Mas o fato é que meu espaço “interno” caiu de 2,5 TB para 1,0 TB – e levei 2 anos para decidir o arranjo feito ontem – que ainda é “provisório”, porque é claro que não tem como resolver, enquanto não comprar 2 SSDs de 1 TB ou de 2 TB, cada.