Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje venho pedir ajuda com um problema que vem me assombrando recentemente.
tenho um notebook Acer Aspire 5 A515-51G-C690 (especificações completas no final) e uso em dual boot com Ubuntu 24.04 e Windows 11. Criar o dual boot foi bem fácil e assim funcionou muito bem por mais de um ano, mas no início desse ano algo aconteceu de muito errado, o grub deixou de ser exibido e o boot passava diretamente pro Windows, consegui resolver com uma mídia inicializável usando a ferramenta boot repair.
Mais recentemente o problema se repetiu, mas mesmo seguindo os mesmos passos da ultima solução, não ficou da forma que deveria, de fato ao inicializar o Ubuntu ele exibe o grub com as opçoes de sistemas, mas ao entra na bios pra definir o Ubuntu como primário na ordem de boot ele simplesmente não aparece lá, apenas o Windows, o problema fica ainda mais estranho (principalmente pra mim que não sou expert no assunto) quando eu ativo o atalho da lista de boot (tecla f12 na inicialização que lista todos os sistemas bootaveis instalados) os sistemas aparecem lá perfeitamente normais, inclusive esse é o método que utilizo atualmente pra dar boot no Ubuntu.
Alguém que conhece do assunto pode me ajudar com isso? Sinceramente eu tava pensando em formatar, não foi o primeiro problema que tive com o Ubuntu, a formatação pode resolver tudo com toda certeza kkkkkk mas não posso fazer isso agora no trabalho, se alguém tiver alguma dica eu ficaria agradecido
Especificações:
Relatório de detalhes do sistema
Detalhes do relatório
- Data em que foi gerado: 2025-04-08 09:18:00
Informações de hardware:
- Modelo do hardware: Acer Aspire A515-51G
- Memória: 8,0 GiB
- Processador: Intel® Core™ i7-8550U × 8
- Gráficos: Intel® UHD Graphics 620 (KBL GT2)
- Gráficos: 1 NVIDIA GeForce MX130
- Capacidade de disco: 1,5 TB
Informações de software:
- Versão do firmware: V2.02
- Nome do SO: Ubuntu 24.04.2 LTS
- Compilação do SO: (null)
- Tipo do SO: 64 bits
- Versão do GNOME: 46
- Sistema de janelas: X11
- Verificação do kernel: Linux 6.5.0-35-generic