Eu gostaria de fazer dual boot com windows e archlinux e gostaria de saber se é possível fazer isso usando o archinstall.
Pretendo instalar o archlinux e reservar um espaço no disco para o windows. Depois do arch já instalado, é so instalar o windows na partição que eu criei?
Antes eu conseguia fazer isso usando o ALG, mas infelizmente o projeto foi descontinuado.
Então, dá pra fazer! Tem várias formas, mas talvez o mais simples seja uma instalação UEFI (e, claro, uma tabela de partição GPT), pra não depender de gerenciador de inicialização.
Porque se for MBR você não irá conseguir acessar o Arch depois de instalar o Windows (a não ser que reinstale o gerenciador de inicialização do Linux), e se instalar primeiro o Windows e depois o Arch, às vezes ocorre do systemd ou Grub não reconhecerem o Windows.
Quando ao particionamento, o ideal seria usar discos separados, mas tendo só um, bem, você pode instalar o Arch normalmente, inclusive dedicar o espaço todo do disco, mas depois você o redimensiona deixando o espaço que deseja para o Windows. Se preferir fazer isso de maneira gráfica, é só usar o Gparted com algum Live CD (Ubuntu, Linux MInt, etc). Daí instala o Windows (basta selecionar o espaço livre deixado e clicar em avançar que o instalador faz o resto).
Daí é só escolher o sistema que quer entrar no menu da BIOS.
Eu instalei os dois, so que agora o boot do windows ocultou o grub. Eu consigo usar o arch mudando a ordem de boot la na bios. Tem alguma forma de contornar? Apenas reinstalando o grub?
Quando você instala o Windows depois do Arch Linux, o Windows geralmente sobrescreve o setor de inicialização do MBR (Master Boot Record) ou a partição EFI, removendo a entrada do GRUB. Para restaurar o GRUB e poder escolher entre o Arch Linux e o Windows, você pode seguir os passos abaixo.
Se estiver usando BIOS (não UEFI):
Inicie com um live USB do Arch Linux:
Inicie o sistema usando o live USB do Arch Linux.
Monte a partição raiz do Arch:
Verificando a tabela de partição: lsblk
Abra um terminal e monte a partição raiz do Arch no live USB. Suponha que sua partição raiz seja /dev/sdXn, onde X é a letra do disco e n é o número da partição. Substitua esses valores conforme necessário.
mount /dev/sdXn /mnt
Monte outras partições necessárias:
Monte as partições /boot e qualquer outra partição necessária. Se você tiver uma partição separada para o /boot, monte-a também.
mount /dev/sdXm /mnt/boot # Substitua sdXm conforme necessário
Chroot no sistema instalado:
arch-chroot /mnt
Instalando o OS-PROBER para fazer dualboot
pacman -S os-prober
Reinstale o GRUB:
Se você estiver usando o BIOS, execute o seguinte comando:
nano /etc/default/grub
retire o # da linha:
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
para salvar e sair no nano é ctrl+s e ctrl+x
Gere o arquivo de configuração do GRUB:
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Saia do chroot e reinicie:
exit
reboot
Se estiver usando UEFI:
Inicie com um live USB do Arch Linux:
Inicie o sistema usando o live USB do Arch Linux.
Monte a partição EFI:
Abra um terminal e monte a partição EFI no live USB. Suponha que sua partição EFI seja /dev/sdXY, onde X é a letra do disco e Y é o número da partição. Substitua esses valores conforme necessário.
mount /dev/sdXY /mnt
Chroot no sistema instalado: arch-chroot /mnt
Reinstale o GRUB para UEFI:
Se você estiver usando o UEFI, execute o seguinte comando:
nano /etc/default/grub
retire o # da linha:
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
para salvar e sair no nano é ctrl+s e ctrl+x
Gere o arquivo de configuração do GRUB:
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Saia do chroot e reinicie:
exit
reboot
Essas etapas devem restaurar o GRUB e permitir que você escolha entre o Arch Linux e o Windows durante o processo de inicialização. Certifique-se de ajustar os comandos conforme necessário, substituindo sdX, sdXY, sdXn, etc., pelos valores corretos para suas partições.