Dual Boot WINDOWS 11 + Ubuntu

Pessoal, sou totalmente novo no universo Linux.
Comecei o mestrado em Modelagem Computacional e vou ter que usar o Linux.
Baixei a iso do Ubuntu 20.04 LTS.

Tenho um Acer Nitro 5 com Windows 11 instalado em um SSD nvme de 500Gb. Em outro slot, tenho outro SSD Nvme de 1TB.
Gostaria de instalar o Ubuntu nesse outro SSD porém tenho receio de perder o acesso ao Windows, pois pelo que li, instalar em dois HD’s diferentes dificulta a configuração do Grub pro dual boot.

Alguém pode ajudar com alguma dica ou tutorial?

Estou postando esse tópico pois não encontrei nada parecido para o Windows 11.

Obrigado e um abraço!

Você pode usar o WSLG, que já vem no Windows 11, caso não queira ter que fazer dual boot.

Até onde sei, você apenas precisa mudar a sequência de boot na BIOS e instalar o Ubuntu com o secure boot desativado. Quando for bootar no Windows 11, ligue-o novamente e vice versa

Alguma razão em especial para ter escolhido essa versão? Pergunto isso porque o Ubuntu 22.04 LTS já foi lançado.

Contanto que tu não modifique nenhuma partição do Windows durante a instalação do Ubuntu, não deve haver nenhum problema. Caso você queira garantir que não irá modificar, acidentalmente, as partições do Windows ao instalar o Ubuntu, desconecte o SSD do Windows durante a instalação. (Não sei se tem como fazer isso facilmente no teu modelo de laptop).

Recomendo esse vídeo para que você possa ter uma melhor noção sobre o procedimento:

o WSL não atenderia suas necessidades?

Opa, valeu pelo retorno. Na verdade eu instalei a 22.04 pq era a que tava no pendrive bootavel, nenhuma razão especial.
O meu único receio, como eu disse, é não funcionar o dual boot e eu perder o acesso ao windows, pois ainda tem muita coisa que faço nesse SO.

Mas vou ver o video que vc enviou e depois posto aqui se deu tudo certo. Vou fazer um pendrive bootavel com o 22.04 LTS.

Obrigado!

1 curtida

Até atende, mas quero o S.O “completo” para poder ir me familiarizando. Minha ideia é migrar totalmente pra ele num futuro próximo.
Agradeço a reposta!