Dual boot Windows 11 - Ubuntu 23.10 / Acer Aspire 5 A515-51G-C690

Bom dia! como vocês estão?

Sou um usuário iniciante no mundo Linux e recentemente eu instalei na minha máquina um Dual boot com Windows 11, ao iniciar o Notebook ele da boot direto pelo Windows 11, para entrar pelo Ubuntu eu tenho que selecionar manualmente a partição onde o mesmo está, ao fazer isso ele inicia o grub com a tela de seleção de sistemas.

O comportamento atual me gerou algumas dúvidas: Esse comportamento é normal? vejo tutoriais onde funciona corretamente iniciando o grub normalmente.

Será que se eu alterar a ordem de boot na bios para o Ubuntu isso resolveria facilmente assim? Parece algo bem simples, tão simples que me deixa com medo de tentar sem antes ter uma opinião externa.

Sou iniciante e tenho algumas dúvidas que talvez podem parecer bobas :sweat_smile: peço um pouco de paciência comigo :grinning:

Desde já agradecido!

1 curtida

Olá Dhuky, seja bem-vindo a comunidade diolinux. Acredito que se você trocar na bios e colocar o ubuntu na primeira opção de boot, irá iniciar o grub como padrão toda vez que iniciar o computador.

1 curtida

Olá d0ogi! muito obrigado!
Eu fiz a alteração e realmente parece que era exatamente isso mesmo, eu estava achando que talvez não fosse tão simples porque não vi em nenhum tutorial um caso parecido, geralmente após a instalação as configurações são feitas automaticamente.

Têm outra questão que percebi a pouco que gostaria se possível de mais uma orientação :sweat_smile:, ao mudar de Ubuntu para Windows 11 eu percebo que a hora do relógio é alterada por algum motivo, no meu caso adiantando o relógio em cerca de duas horas. Vi algumas informações sobre Linux utilizar o horário do hardware, enquanto o Windows assume o horário local, sinceramente, não compreendi muito bem. Alguma sugestão sobre isso?

Muito obrigado pela ajuda até aqui, sou grato a isso! :grinning:

1 curtida