Sou um usuário iniciante no mundo Linux e recentemente eu instalei na minha máquina um Dual boot com Windows 11, ao iniciar o Notebook ele da boot direto pelo Windows 11, para entrar pelo Ubuntu eu tenho que selecionar manualmente a partição onde o mesmo está, ao fazer isso ele inicia o grub com a tela de seleção de sistemas.
O comportamento atual me gerou algumas dúvidas: Esse comportamento é normal? vejo tutoriais onde funciona corretamente iniciando o grub normalmente.
Será que se eu alterar a ordem de boot na bios para o Ubuntu isso resolveria facilmente assim? Parece algo bem simples, tão simples que me deixa com medo de tentar sem antes ter uma opinião externa.
Sou iniciante e tenho algumas dúvidas que talvez podem parecer bobas peço um pouco de paciência comigo
Olá Dhuky, seja bem-vindo a comunidade diolinux. Acredito que se você trocar na bios e colocar o ubuntu na primeira opção de boot, irá iniciar o grub como padrão toda vez que iniciar o computador.
Olá d0ogi! muito obrigado!
Eu fiz a alteração e realmente parece que era exatamente isso mesmo, eu estava achando que talvez não fosse tão simples porque não vi em nenhum tutorial um caso parecido, geralmente após a instalação as configurações são feitas automaticamente.
Têm outra questão que percebi a pouco que gostaria se possível de mais uma orientação , ao mudar de Ubuntu para Windows 11 eu percebo que a hora do relógio é alterada por algum motivo, no meu caso adiantando o relógio em cerca de duas horas. Vi algumas informações sobre Linux utilizar o horário do hardware, enquanto o Windows assume o horário local, sinceramente, não compreendi muito bem. Alguma sugestão sobre isso?
Muito obrigado pela ajuda até aqui, sou grato a isso!
Que bom que funcionou! Sobre o horário, é um problema que eu também enfrento, tenho um dualboot entre CachyOS e W10, e o mesmo ocorre comigo no windows. Não conheço nenhuma solução para isso =(