Sou um usuário iniciante no mundo Linux e recentemente eu instalei na minha máquina um Dual boot com Windows 11, ao iniciar o Notebook ele da boot direto pelo Windows 11, para entrar pelo Ubuntu eu tenho que selecionar manualmente a partição onde o mesmo está, ao fazer isso ele inicia o grub com a tela de seleção de sistemas.
O comportamento atual me gerou algumas dúvidas: Esse comportamento é normal? vejo tutoriais onde funciona corretamente iniciando o grub normalmente.
Será que se eu alterar a ordem de boot na bios para o Ubuntu isso resolveria facilmente assim? Parece algo bem simples, tão simples que me deixa com medo de tentar sem antes ter uma opinião externa.
Sou iniciante e tenho algumas dúvidas que talvez podem parecer bobas peço um pouco de paciência comigo
Olá Dhuky, seja bem-vindo a comunidade diolinux. Acredito que se você trocar na bios e colocar o ubuntu na primeira opção de boot, irá iniciar o grub como padrão toda vez que iniciar o computador.
Olá d0ogi! muito obrigado!
Eu fiz a alteração e realmente parece que era exatamente isso mesmo, eu estava achando que talvez não fosse tão simples porque não vi em nenhum tutorial um caso parecido, geralmente após a instalação as configurações são feitas automaticamente.
Têm outra questão que percebi a pouco que gostaria se possível de mais uma orientação , ao mudar de Ubuntu para Windows 11 eu percebo que a hora do relógio é alterada por algum motivo, no meu caso adiantando o relógio em cerca de duas horas. Vi algumas informações sobre Linux utilizar o horário do hardware, enquanto o Windows assume o horário local, sinceramente, não compreendi muito bem. Alguma sugestão sobre isso?
Muito obrigado pela ajuda até aqui, sou grato a isso!
Que bom que funcionou! Sobre o horário, é um problema que eu também enfrento, tenho um dualboot entre CachyOS e W10, e o mesmo ocorre comigo no windows. Não conheço nenhuma solução para isso =(
Eu vou fazer algumas pesquisas sobre esse problema do horário e se caso eu obtiver sucesso eu venho relatar aqui, talvez eu até tenha a sorte de resolver nosso problema e de mais alguém que tenha interesse
Em questão do fuso, existem varios tutoriais. Mas basicamente precisa alterar um registro no windows para ele usar um formato diferente de hora. Tem alguns tutoriais ensinando a mudar no linux, mas isso quebra algumas partes do sistema, no windows n muda nada.
Acredito q até o chatgpt pode ajudar nessa, mas tem inúmeros tutoriais ensinando
Aí ele ensina a realizar o procedimento de ajuste tanto pelo Windows, como pelo Ubuntu (que é o meu caso), realizei a mudança pelo Ubuntu e até agora o problema foi resolvido, não sei se com alguma outra distro essa alteração pode causar problema, mas até agora está tudo bem aqui.
Sempre que vc fizer dualboot entre uma distro Linux (Ubuntu, PoP, Linux Mint e etc) ao terminar a instalação do Linux vá na BIOS/UEFI e altere a ordem de boot para a distro instalada. Dessa forma ao ligar o computador aparecerá o grub mostrando os dois sistemas para selcionar qual inicializar.
Quem não quiser mexer no registro do Windows (e/ou não quiser alterar as configurações de horário de sua distro de Linux) pode instalar no sistema da Microsoft o NetTime ou programinha similar. Vai pôr o Windows no fuso correto toda vez que o sistema carregar (e, além disso, vai checar periodicamente o relógio e o calendário do sistema, acertando-o se necessário).