Dual boot Windows 11 - Ubuntu 23.10 / Acer Aspire 5 A515-51G-C690

Bom dia! como vocês estão?

Sou um usuário iniciante no mundo Linux e recentemente eu instalei na minha máquina um Dual boot com Windows 11, ao iniciar o Notebook ele da boot direto pelo Windows 11, para entrar pelo Ubuntu eu tenho que selecionar manualmente a partição onde o mesmo está, ao fazer isso ele inicia o grub com a tela de seleção de sistemas.

O comportamento atual me gerou algumas dúvidas: Esse comportamento é normal? vejo tutoriais onde funciona corretamente iniciando o grub normalmente.

Será que se eu alterar a ordem de boot na bios para o Ubuntu isso resolveria facilmente assim? Parece algo bem simples, tão simples que me deixa com medo de tentar sem antes ter uma opinião externa.

Sou iniciante e tenho algumas dúvidas que talvez podem parecer bobas :sweat_smile: peço um pouco de paciência comigo :grinning:

Desde já agradecido!

1 curtida

Olá Dhuky, seja bem-vindo a comunidade diolinux. Acredito que se você trocar na bios e colocar o ubuntu na primeira opção de boot, irá iniciar o grub como padrão toda vez que iniciar o computador.

1 curtida

Olá d0ogi! muito obrigado!
Eu fiz a alteração e realmente parece que era exatamente isso mesmo, eu estava achando que talvez não fosse tão simples porque não vi em nenhum tutorial um caso parecido, geralmente após a instalação as configurações são feitas automaticamente.

Têm outra questão que percebi a pouco que gostaria se possível de mais uma orientação :sweat_smile:, ao mudar de Ubuntu para Windows 11 eu percebo que a hora do relógio é alterada por algum motivo, no meu caso adiantando o relógio em cerca de duas horas. Vi algumas informações sobre Linux utilizar o horário do hardware, enquanto o Windows assume o horário local, sinceramente, não compreendi muito bem. Alguma sugestão sobre isso?

Muito obrigado pela ajuda até aqui, sou grato a isso! :grinning:

1 curtida

Que bom que funcionou! Sobre o horário, é um problema que eu também enfrento, tenho um dualboot entre CachyOS e W10, e o mesmo ocorre comigo no windows. Não conheço nenhuma solução para isso =(

1 curtida

Certo! Muito obrigado pela ajuda!

Eu vou fazer algumas pesquisas sobre esse problema do horário e se caso eu obtiver sucesso eu venho relatar aqui, talvez eu até tenha a sorte de resolver nosso problema e de mais alguém que tenha interesse :smiley:

1 curtida

Em questão do fuso, existem varios tutoriais. Mas basicamente precisa alterar um registro no windows para ele usar um formato diferente de hora. Tem alguns tutoriais ensinando a mudar no linux, mas isso quebra algumas partes do sistema, no windows n muda nada.

Acredito q até o chatgpt pode ajudar nessa, mas tem inúmeros tutoriais ensinando

2 curtidas

Hoje eu pesquisei mais sobre isso, e acabei encontrando um tutorial que me foi útil:

Como corrigir diferenças de tempo entre o Ubuntu e o Windows (edivaldobrito.com.br)

Aí ele ensina a realizar o procedimento de ajuste tanto pelo Windows, como pelo Ubuntu (que é o meu caso), realizei a mudança pelo Ubuntu e até agora o problema foi resolvido, não sei se com alguma outra distro essa alteração pode causar problema, mas até agora está tudo bem aqui.

1 curtida

Sempre que vc fizer dualboot entre uma distro Linux (Ubuntu, PoP, Linux Mint e etc) ao terminar a instalação do Linux vá na BIOS/UEFI e altere a ordem de boot para a distro instalada. Dessa forma ao ligar o computador aparecerá o grub mostrando os dois sistemas para selcionar qual inicializar.

Quem não quiser mexer no registro do Windows (e/ou não quiser alterar as configurações de horário de sua distro de Linux) pode instalar no sistema da Microsoft o NetTime ou programinha similar. Vai pôr o Windows no fuso correto toda vez que o sistema carregar (e, além disso, vai checar periodicamente o relógio e o calendário do sistema, acertando-o se necessário).