Bom , eu queria fazer dual boot Windows 10 com Linux Mint , só que eu teria que usar microSD para dar boot e depois instalava o sistema operativo no meu disco rigido externo . Bom , eu queria repartir a memória do disco rigido para instalar o linux mint no disco rigido externo , porque o disco local C do meu computador já está muito cheio . Teria como instalar o linux numa parte da memória que eu defini sem ser preciso formatar o disco rígido externo ??
Hey! Bem vindo ao fórum!
Está um pouco difícil, mas pelo o que eu entendi você quer instalar o Mint numa partição de uma HD externo. É isso?
Se sim, eu nunca fiz isso, mas na teoria é possível. Acho que basta instalar normalmente o Mint nessa partição e mandar instalar o Grub no HD externo. Se instalar o Grub no HD interno pode ser que a identificação do HD externo mude e assim você não conseguiria mais bootar. Depois você vai ter que mudar a sua ordem de boot para dar preferência ao HD externo (USB). Acho que isso…
Obs.: Use a opção “avançado” na tela em que se escolhe os HDs, e ai defina para usar essa partição do HD externo para instalar o “/”.
Bom já que ficou um pouco confuso … O que eu quero fazer é : fazer dual boot usando um cartão SD para dar boot do sistema operacional Linux e depois eu quero instalar o sistema operacional Linux Mint apenas no Disco Rígido … Para assim , sempe que eu quiser usar o Linux Mint , basta desligar o pc e depois que ligar selecionar o Linux para começar … Isto é sem ser preciso formatar o disco rígido externo ( porque tem ficheiros que uso no Windows ) . Se tiver algum vídeo , etc. ajudaria muito também…
O estranho é que tanto no título quanto no seu primeiro post você diz que quer instalar o Mint no HD externo, mas tudo certo.
As instruções seguem as mesmas. Basta ter uma espaço ou uma partição sobrando em qualquer HD, e selecioná-la durante a instalação, usando a opção avançada. Se o HD tiver apenas uma partição (com o Windows), e aparecer a opção de “Instalar lado-a-lado”, é uma boa também, pois o próprio instalador cria uma partição para o Linux. O problema é que não sei qual tamanho ele escolhe, normalmente não uso essa opção.
Esse vídeo do Diolinux é um pouco antigo, mas os passos contiunam os mesmos. É uma boa para você ter noção de como é o processo.
Dá para instalar sim, é a mesma instalação mas seleciona o HD externo na instalação e instala o GRUB no HD externo.
Para instalar o Linux você precisa de pelo menos uma partição específica para ele.
Para criar uma partição, você precisa de espaço livre no seu HD, seja interno ou externo.
Para criar espaço livre, você precisa redimensionar alguma partição, pois quase certeza que você não tem espaço livre nos seus discos. Um bom programa para te auxiliar é o GPARTED, geralmente disponível nas imagens dos instaladores (fazendo boot pelo liveUSB, ou pelo cartão de memória se você conseguir)
Não confundir esse espaço livre de particionamento com espaço disponível em alguma partição. Você pode ter um HD de 1TB formatado e funcionando no Windows, onde ele tem 600MB disponível. Mas pela tabela de partição, não há espaço livre para criar outra partição. É extremamente difícil instalar o linux dentro do espaço disponível em outra partição.
Sobre o bootloader ser instalado no cartão SD, eu não sei se daria certo. No meu computador mais antigo eu não consigo inicializar desse modo, apenas pelos HD’s ou então pendrive.
Outro ponto é atentar para o método de instalação, é importante se informar se será UEFI ou Legacy. Dê preferência pelo UEFI que é mais fácil para trabalhar com dual boot.