Dual boot ubuntu x windows

Bom dia pessoal
Preciso de ajuda de vocês, sou iniciante no linux e desejo migrar futuramente para a plataforma.
Instalei o Ubuntu em uma partição na hora do boot na bios tenho duas opções:
Opção 1- Colocar como primária e onde foi instalado a Ubuntu ai não tenho a opção de entrar no windows.
Opção 2- Colocar como primária as partiçoes de windows, porém não dá opção de entrar no Ubuntu.
Coloquei como boot primário as pastiçôes de windows, para entrar na Ubuntu tenho que entrar na bios e escolher a partição.
Antes de instalar assisti o video Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2021 - YouTube, durante a instalação ele não me deu a opção “Area reservada da inicialização do bio” entãocoloquei a opçâo EFI
Teria como consertar isso sem danificar os partições ou será necessário instalar a novamente?

Olá @Vander tudo bem contigo?

Dependendo da versão do Ubuntu que você instalou, é possível fazê-lo reconhecer o Windows atualizando as entradas do grub, sugiro ler este artigo sobre dual-boot e também este aqui.

Apenas como lembrete, nunca use a mesma partição EFI para sistemas operacionais diferentes - e jamais - use a mesma partição de boot do Windows para qualquer distribuição Linux.

Depois comente se conseguiu avançar na resolução do problema.

:vulcan_salute:

Boa tarde,
A versão é a 20.4
instalei o GRUB customizer, nele só tem opção de entrada do Ubuntu, nenhuma do windows
Será que devo instalar novamente? E como eu faço para aparecer a opção "Area reservada da inicialização do bio”?

Se você quer apenas testar o dual-boot não seria melhor deixar assim por enquanto? Mexer nessa área do sistema pode simplesmente detonar toda a sua instalação.

A maioria das placas-mãe tem uma tecla rápida para seleção de boot sem a necessidade de utilizar a BIOS, porque você não usa esse recurso até se decidir?

De acordo com seu relato, você gravou a partição de boot do Linux sobre a do Windows e eu desconheço formas saudáveis de “separar”.

Se não me engano o Windows exibiria dessa forma, apenas antes de você colocar a UEFI do Linux na mesma partição.

:vulcan_salute:

Sim, como havia dito antes instalei o Ubuntu pois futuramente desejo migar para o sistema, até adapta-lo com minha rotina. Apesar das facilidades de escolha de boot tem como o dual boot funcionar corretamente ou devo escolher entre um ou o outro? Se formatar a participação onde está o Ubuntu (pelo windows) eu não consigo fazer de forma correta?

O dualboot entre Ubuntu e Windows é simples. basta se atentar as configurações durante a instalação do Ubuntu. Se n está funcionando agr, provavelmente vc esqueceu de fazer algo ou errou algum passo durante a instalação o que fez com que o grub não reconhecesse sua instalação do Windows. Dica: Apos instalar o Ubuntu em dualboot, em alguns computadores se faz necessário um passo extra que consiste em entrar na bios e na configuração de ordem de boot, selecionar o HD (Ubuntu) como primeiro na ordem de boot no lugar de Windows boot manager para que o grub seja mostrado ao ligar o computador e o usuário possa selecionar entre o Ubuntu ou Windows para iniciar.

1 curtida

Sim deve ser tranquilo, como foi a primeira vez que fiz vacilei em alguma configuração, como estou me adaptando ao sistema vou seguir a dica do “eddiecsilva” usar o atalho da placa maẽ (F8) para escolher a partição. Uma vez adaptado irei migrar definitivamente para o Ubuntu ai sim, abrirei um novo tópico aqui para fazer a instalação da forma correta!

Obrigado pela atenção :facepunch:

Cara obrigado pelas dicas, irei usar a tecla de atalho da placa maẽ (F8) para escolher a partição até migrar definitivamente.
Valeu!!! :facepunch:

1 curtida

não tem nada de erra com seu dual boot
acontece que ele esta sendo gerenciado pela placa mãe e não pelo grub
se isso te incomoda existe uma forma de forçar o ubuntu há reconhecer o windows.

Bora, manda ai…

demorei mas voltei!
vc tem o grub customize instalado certo?
vc vai criar uma entrada usando o grub customize
nome como windows em “tipo” coloca como carregador, em partição coloca a partição efi do windows
ele vai autocriar um texto,no final desse texto vai ter ‘chainloader’ assim:
image
vc apaga esse ‘+1’ e coloca ‘/EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi’
ficando

chainloader /EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi

depois salva e testa.

fonte: boot - Add Windows 10 to GRUB OS list - Ask Ubuntu
só adaptei para fazer no grub customizer.

há e essa não é a unica opção,inclusive vc deveria fazer outras coisas antes mas como vc quis na força bruta tá ai.

Quando inicio o GRUB CUSTOMIZE aparece estas opções:

Verificou se o pacote OS-Prober está instalado?

Não, como verificar?

Manda um sudo apt install os-prober e pesquisa como rodar o dito cujo

1 curtida

vc adiciona pelo ícone da folha com um ‘+’ do lado do lápis.

Tudo ok!

Então veja como rodar o os-prober e dps atualizar o grub… aí vemos se aparece o Windows

Caso não, é investigar mais a fundo pra ver se o bootloader e a entrada na BIOS/Firmware (vulgo UEFI) ainda existem…

…salvei e reinicie, ainda não aparece o GRUB para escolher a partição é necessário f8 para acessar Ubuntu

Olha, o Windows já aparece… se não me engano, o grub-customizer deveria atualizar o grub por si só (mas há várias reclamações sobre ele bagunçar as coisas, tanto que foi retirado dos repositórios do Arch e derivados)

Experimenta mandar o sudo grub-update (ou sudo grub2-update, ou sudo update-grub, veja qual é o comando correto pro Ubuntu, agora não lembro) pra ver se aparece o Windows na saída dele