Dual Boot: Tela Azul e BIOS não reconhecendo discos

Olá, estou no segundo período de Ciências da Computação, resolvi instalar um dual boot para aprender mais sobre o linux em casa. Fiz a instalação da seguinte maneira:
Utilizo o Windows em um XPG Gaming D41, o Ubuntu em um Kingston A400(acho válido ressaltar que no CrystalDiskInfo a saúde dele já está em 21%, porém não notei quaisquer problemas rodando o Ubuntu), e por último um HD da Seagate para armazenamento geral. Acontece que tudo funcionou tranquilamente por 1 semana, depois disso meu pc começou a apresentar vários crashes de tela azul(dos mais variados erros), consegui resolver reinstalando as memórias na placa-mãe, mas então desde ontem quando eu ligo o pc pela primeira vez no dia ele não reconhece nenhum dos SSDs onde estão instalados o SO e sim somente o HD, o que eu preciso fazer geralmente é ligar ele novamente algumas vezes para que os SSDs comecem a a aparecer na BIOS na aba de ordem de prioridade.

Seja bem vindo ao fórum @Gufixy!

Boa escolha de curso. Costumo dizer que um cientista da computação é como um clínico geral, lhe é apresentado um pouco de cada coisa, porém, infelizmente não se aprofunda muito em determinado tópico, ou seja, a gente tem a base de rede, desenvolvimento de apps, entretanto, não se especializa como seria um curso voltado para isso. Para esse curso é esperada uma autonomia maior dos alunos no quesito de buscar mais conteúdos e se especializar em algo “pincelado” pela instituição. No mais, para mim, essa escolha abriu portas que antes nem conseguia enxergar.

Parece ser a primeira coisa a levar em consideração, visto que remover a memória e reinstalar resolveu por um período. O ideal seria, caso possível, pegar uma outra que tenha certeza que está boa, para fazer teste.

Nesse ponto, pode ser interessante trocar o cabo sata entre o HD, que está funcionando, com o SSD, assim terá certeza se o cabo está operacional ou não.

Quanto a tela azul que comentou, pode ser por perder instruções na memória, visto que aparentemente está apresentando problema ou o cabo sata, talvez o encaixe na placa mãe esteja torto ou sujo; vale uma verificação.

1 curtida

Quanto aos cabos SATA imagino que não seja, já que o XPG onde está instalado o Windows é NVME. Como aparentemente o erro só acontece com o PC de manhã (parece até tópico de fórum de mecânico resolvendo problema com carro velho), vou inverter os cabos e verificar isso amanhã.

Com relação as memórias, eu fiz alguns benchmarks que indicaram que elas estão operando normalmente, mas vou tentar arranjar algumas emprestadas para tentar resolver. Outra coisa que fiz depois de escrever aqui foi desativar as opções de compatibilidade da BIOS, mesmo eu sabendo que todo o sistema está em UEFI, achei que poderia ajudar a solucionar, e de fato depois disso eu consegui fazer a BIOS reconhecer todos os discos do PC. Amanhã de manhã conto se o problema persistiu.

1 curtida

Bom, aqui estou eu. Hoje de manhã o PC n deu problema… Isso porque ontem a noite quando eu fui abrir o Rainbow Six Siege ele simplesmente congelou e reiniciou. Nada me tirava da cabeça que eram as memórias que estavam com algum problema, visto que sempre que eu tentava abrir qualquer aplicação pesada o problema aparecia, poderia ser o armazenamento? poderia, mas acontece que nenhum jogo meu está nos ssds que desaparecem do nada, então fui fuçar na BIOS na área da RAM e a primeira coisa que eu testei foi desabilitar o XMP. Pronto, o pc ligou de primeira, agora a questão é entender como isso afeta e se realmente foi isso que resolveu.

1 curtida