Olá pessoal, sou designer e preciso usar 100% os aplicativos da Adobe e penso em fazer uma transição para o Linux, chequei a possibilidade de utilizar alguma distro como o Pop Os ou o Zorin com o WinBoat para utilizá-los, porém tenho minhas dúvidas se devo fazer isso ou utilizar um dual boot, por também jogar alguns jogos com anti-cheat. Além disso, utilizo a nuvem do OneDrive com frequencia para meus arquivos de design, caso opte pelo dual boot, seria possível acessá-los tranquilamente pelo Linux e Windows? Se sim, como posso fazer isso? Obrigado
Eu faria um dual boot para testar o Linux e depois, se você gostar, fazer uma fase de transição.
Dependendo do que você usar da Adobe, da para fazer rodar no Linux sem Winboat. Se você usa o Premiere vai ter que usar o Winboat
Agora se você joga jogos da RIOT, COD, GTA, ou algum outro que o anti-cheat é nível Kernel, eles não funcionam no Linux.
Sobre o One-drive
Utilizo principalmente o Illustrator e o Photoshop e o Premiere também, mas menos. Teria como rodar esses dois sem o winboat?
Deve dar, você vai ter que pesquisar e testar no Linux para ver se funciona ou substituir a suíte adobe por similares no Linux, mas vai da sua predisposicao em aprender o Gimp, Da Vince Resolve, etc.
Crie uma máquina virtual ou faz o Dualboot e comece sua aventura no Linux em fazer rodar os 3 programas da Adobe no Linux.
Oi Igor, tudo bem? Eu passei exatamente por isso há um ano. Sou Game Dev e entendo o desafio de conciliar softwares específicos com Linux.
Sobre a sua transição, aqui vão alguns pontos reais:
-
Adobe: Esse é o maior gargalo. Rodar Adobe via WinApps ou Wine nem sempre é 100% estável. Se o seu trabalho depende de prazos críticos, mantenha o Dual Boot. Eu pessoalmente estou migrando para o Affinity, que tem scripts da comunidade para rodar no Linux, mas ainda não é nativo.
-
Jogos: A Valve mudou o jogo com o Proton, mas anti-cheats como Ricochet (Cod) ou Vanguard (Valorant) não rodam. Recomendo olhar o site ProtonDB para ver se seus jogos favoritos são compatíveis.
-
OneDrive no Dual Boot: Sim, é super tranquilo! O Linux consegue montar sua partição do Windows e ler seus arquivos. Além disso, existem ferramentas como o Rclone ou Insync que sincronizam o OneDrive direto no Linux como se fosse nativo.
-
Distros: eu recomendo começar com uma destas duas, dependendo do que você prioriza:
-
Pop!_OS (Focado em Workflow e Produtividade)
Prós: Já vem com drivers da NVIDIA pré-instalados (se você baixar a ISO certa), o que economiza muito tempo. A interface é pensada para produtividade e o suporte a aplicativos de criação é excelente.
Contras: É uma distro baseada no Ubuntu, então o sistema é mais “tradicional”. Se você sair instalando muita coisa de fontes desconhecidas, ele pode ficar bagunçado com o tempo.
-
Fedora Silverblue (Focado em Estabilidade e Modernidade)
Prós: É o que chamamos de distro atômica. É quase impossível “quebrar” o sistema, porque a base é imutável. Se uma atualização der errado, você volta para a versão anterior em segundos.
Contras: Tem uma curva de aprendizado maior. Como o sistema é travado, você precisa instalar quase tudo via Flatpak ou Toolbx. Pode ser um pouco confuso para quem está vindo do Windows agora.
No seu caso, como você precisa de drivers de vídeo e quer algo mais amigável de cara, o Pop!_OS costuma ser a porta de entrada mais suave para designers.
-
Começa no Dual Boot, sente o sistema e vai migrando o fluxo de trabalho aos poucos!
Espero ter ajudado ![]()
Se vc trabalha com isso 100% dualboot, nenhuma solução linux vai funcionar tão bem como no windows, winboat nem virtualização tem aceleração gráfica com uma gpu, se tiver 2 gpus especialmente AMD da pa passar um para a vm windows no kvm/qmu e isso não é simples mas existem varios tutoriais, se tem uma gpu somente continue no windows e dualboot no linux e vai estudando as alternativas como o Afinity photo e outras que funcionam melhor no linux.
Eu não indico o uso de dual boot, ainda mais em máquina que use para seu trabalho. Seria ideal se puder conseguir uma máquina modesta tipo um note e usar o Linux nele. Assim uma experiência tranquila sem riscos.
Depender de programas Adobe é algo que realmente pode ser um impeditivo para quem pretende usar Linux.
Bem o Photoshop até a versão CC 2018, que é a que eu uso no meu Big Linux, roda muito bem pelo Wine 10x. Porém as outra aplicações Adobe, memo sendo a CC 2018 ou anterior, tal como Premiere After Efects, não rodam. Já testei.
O projeto Winboat ainda está em fase Alfa / Beta. Ele tem se mostrado ser muito eficiente, no que se propõe, mas ainda apresenta instabilidades. No meu Big Linux, ainda, não consegui instalá-lo.
Quanto a rodar os programas Adobe nele, pode ser que consiga lograr um bom êxito nisso. Agora com relação à performance é preciso ter ciência que o Winboat vai virtualizar uma máquina de modo que possa rodar um Windows integrado ao Linux. Se sua máquina tiver um bom processador, uma boa quantidade de memória RAM e uma unidade de armazenamento mais rápida, como um M2 por exemplo, pode ser que consiga rodar bem um Adobe Premiere ai.
Contudo é preciso testar pra saber a real performance que terá. Pode ser, que com o tempo de de desenvolvimento e melhorias sendo implementadas, o Winboat seja uma excelente alternativa para usuários Linux que precisem rodar algum programa que só tenha pra Windows e no Wine não rode. A tendência desse projeto é essa e ela já tem se mostrado ser real.
O meu conselho, nesse momento, é que faça um Dualboot e utilize o Linux escolhido para fazer estes testes. Ai, comprovada a sua eficácia, que tudo irá lhe atender bem, sem que perca produtividade. Mude para o Linux de vez e seja feliz.
Quanto aos tais jogos, minoria hoje em dia, que dependem daqueles anti-cheats proprietários que só rodam no Windows Isso ainda é um problema. Não sei, ao menos ainda não vi nada sobre, como que o Winboat está a lidar com essa questão. Mas, como já disse desse incrível projeto, a tendência é que ele seja um “santo salvador” para quem usa Linux e precisa de coisas que só tem no Windows.
Uma coisa é certa, e mais que comprovada. Uma boa distribuição Linux vai ter um desempenho bem superior a um Windows comum. Ainda mais em relação ao Windows 11.
Instale o duaboot faça os testes e veja se vai resolver pra você. Em caso positivo, liberte-se, use apenas o Linux e seja feliz.
Eu fiz isso e não me arrependo.
Detalhe, eu fazia parte do programa Insider da MS., aquele que usamos versões mais recentes, betas, do Windows. Cansei mostrar um Windows cada vez pior e foquei em mostrar as maravilhas do mundo Linux para um mero usuário de computador.
![]()