Dual boot não reconhece dois sistemas

Oi gente, primeira vez aqui.

Vi o vídeo de instalação do ubuntu 20.04 lts no canal Diolinux, fiz conforme o dito no vídeo, mas estou com problemas.

Após instalar o Linux o boot não reconhece o linux e entra direto no Windows, como se não houvesse o Linux instalado. Já entrei na bios device list e não aparece o Linux, só o HD com o Windows.

Boas vindas ao fórum :wave:
O jeito mais fácil de realizar dual boot entre o Windows 10 e o Ubuntu 20.04 é selecionar a opção “Instalar Ubuntu ao lado do Windows Boot Manager”. Se não me falha a memória, o Dio ensina no vídeo em questão reduzir o espaço do disco pelo Windows (através do disk manager)… Abra o gerenciador de discos do Windows e veja se, na tal parte reduzida do disco, aparece alguma partição em EXT4, swap e quiçá uefi…

Excluí a partição, embora eu tenha colocado ela pra EXT4, por algum motivo não fica em EXT4. Vou agora fazer a instalação ao lado do Windows. Da outra vez ele não entrava no Linux, aparecia tudo certo, abri o Windows e funcionou certinho. Quando fui entrar no Linux deu um erro dizendo que não tinha nada em disco.

Novamente mesmo erro, quando coloco ao lado do windows aparece a seguinte mensagem:

/dev/sda5: clean, 208682/6356992 files, 3266594/25403648 blocks.

E não consigo entrar no Ubuntu.

Isso não é erro, apenas uma mensagem de log que está efetuando uma checagem de saúde do seu disco, como explicado neste tópico → Ubuntu 20.04 não inicia
Você desativou o secure boot e o fast boot na Bios? Qual o programa usado para criar o pendrive de boot?

Sim, ambos desativados. Usei o rufus.

Mas meu papai do céu… Largue o Rufus, use o balenaEtcher.

Oi, eu aqui novamente. Entrei com o ubuntu no pendrive bootavel feito com o Etcher e a instalação não está reconhecendo o windows.

Em que parte da instalação ele não reconhece o Windows? Após instalar ele não mostra o Grub e parte direto para o Ubuntu ou ele não mostra a opção “Instalar Ubuntu ao lado do Windows boot manager”?

Não mostra a opção “Instalar Ubuntu ao lado do Windows”.

Quais opções aparecem?
O Windows está como UEFI e a instalação do Ubuntu também? Se ambos não estiverem como UEFI/UEFI ou Legacy/Legacy, não vai mostrar nada mesmo. Por acaso aparece algo do tipo “Instalar Ubuntu ao lado do Windows 10”? Se sim, é a mesma coisa que eu disse antes…

Você já instalou?

Apareceu instalar o ubuntu ao lado do windows, prossegui nessa instalação e quando entrei no ubuntu deu o seguinte: /dev/sda5: clean, 208682/6356992 files, 3266594/25403648 blocks. E não entra no Linux. Fiz a instalação utilizando desta vez o Etcher.

Então eu excluí a partição, deixando ativo o FAT32 com o Linux e a outra partição eu deixei como “espaço livre”. Só que aí então deu um erro de não encontrar o grub do linux, e, pra minha surpresa, agora quando eu coloco o pendrive bootavel com o windows ele age como se tivesse Linux nele e entra direto no Linux e aparece outro erro:

BusyBox v1.30.1 (ubuntu 1:1.30.1-4ubuntu6.3) built-in shell (ash)
Enter ‘help’ for a list of built-in commands.

(initramfs) mount: mounting /dev/loop0 on /filesystem.squashfs) on /filesystem.squashfs

Só quero dar o boot com windows, instalar o windows novamente e poder tentar fazer o dual boot de outra forma…

Já e agora não consigo corrigir pra deixar o windows nem pra prosseguir com instalação do Linux.