Dual boot GPT OU MBR

Olá galera!
O problema é o seguinte.
sempre usei dual boot win/ubuntu ou mint, nunca tive problema na instalação.
Mês passado comprei um desktop pra jogar e também para estudar, sempre estudei programação usando o linux.

Nesse Desktop que comprei já veio o win 10 pro no SSD, também tenho um HD de 1 TB pra guarda arquivos.
Quando coloco pra instalar pelo Pendriver o linux ele reconhece que tem o win10 no ssd, ai coloco pra instalar normalmente como sempre fiz, mas aí o grub não aparece pós instalação.

já procurei vários tutorias pedindo pra reinstar o grub ou recuperar ele, direcionar o boot pro hd que esta o win mas nada deu certo.

esses dias vi uma parada sobre UEFI, não entendo bem por isso minha dificuldade.

Meu SSD esta em formato MRB
O HD esta em GPT
a BIOS esta em Herdado.

Parece que tenho que instalar tudo em formado UEFI e os hds em gpt, sera que isso mesmo?

o que devo fazer?? para conseguir o dual boot.

1 curtida

Eu tentaria colocar a BIOS em UEFI, e selecionar como boot principal o HD 1TB, e se der pra selecionar o sistema, coloca como mint a primeira opção.

Teoricamente o grub viu que tem um windows no outro disco e quando você selecionar a opção correspondente, ele vai direcionar o boot pro windows.

Caso não dê certo (o windows se negar a iniciar porque houve mudança mudança de herdado para UEFI) conta pra gente.