Dual boot entre windows 11 e linux em ssd's diferentes, mas preciso de mais informações sobre como configurar!

Olá pessoal! Faz anos que não posto nada aqui, tinha dado um tempo em linux, pois na época não estava funcionando bem por aqui, então desisti e foquei apenas no windows. Peço desculpas pelo longo texto, mas preciso explicar direito minha situação, para que vcs possam entender.

Atualmente tá complicado utilizar o windows 11, são muitos problemas, causados principalmente pela microsoft, ao lançar atualizadas cheias de problemas críticos. Sinceramente nem sei porque existe o modo insider, sendo que não ajuda em nada, pois sempre cada nova atualização vem uma penca de problemas.

Ainda mantenho o windows por causa dos jogos, pois acho mais pratico usar ele para essa finalidade. Nisso resolvi utilizar dual boot: o windows 11 ficaria como sistema secundário, exclusivamente para jogos. nada mais que isso.

Já o linux seria meu sistema principal, por enquanto não focaria jogos nele, isso ficaria para outro momento. Acho o linux mais estável e seguro para uso diário que o windows 11.

Como meu ssd onde o windows 11 está falhando, resolvi comprar duas unidades iguais, no caso um kingston kc600 256gb, ele tem um hardware muito similar ao meu mx500, nand tlc de alta qualidade, com memória dram.

Assim o linux ficaria em um kc600 e o windows 11 no outro. Meus jogos, tanto como steam e aplicativos de jogos ficam exclusivamente no mx500, arquivos de downloads em geral ficam em um hd de 1tb, configuro tudo pra baixar direto no hd, apenas os jogos que vão direto para o mx500.

Assim consigo manter meu sistema organizado, mas agora como farei um dual boot com 2 ssd distintos não sei bem como configurar tudo. Aqui no windows 11, na bios tanto o modo uefi e secure boot estão ativos, nas distribuições linux já conseguem instalar sem problemas com essas opções ativas?

No caso quem eu deveria instalar primeiro, windows 11 ou linux? Me informaram que o correto seria instalar o windows 11 primeiro em um ssd, depois instalar o linux no outro ssd, assim o próprio grub faria o controle do boot, reconhecendo o ssd do windows.

Como seria a forma correta? No caso de data e hora, lembro que quando tentava dual boot no mesmo disco provocava problemas na data e hora no windows e na bios. Como serão discos diferentes ainda teria esse problema?

Também será que meu sistema atual iria funcionar bem com linux, no momento tenho a seguinte configuração:

Ryzen 5600G
B550M-PRO VDH WIFI
RTX 2060
2x16GB 3600
SSD Lexar NS100 256GB
SSD MX500 512GB
HD 1TB

Vejo muitos falando que nvidia é complicado em linux, quais distros seria ideais para meu caso, que possuo vga nvidia? Uso um 5600G já me precavendo no caso da 2060 vier a dar problemas, pois ela já passou da garantia, então qualquer dia extra é lucro no momento.

No mais é só isso por enquanto pessoal, peço desculpas novamente pelo longo texto, mas precisava explanar bem minhas dúvidas, para que eu possa fazer tudo direitinho e conseguir aproveitar ao máximo o que o linux pode me oferecer. Agradeço qualquer dica de vcs, vai me ajudar muito!

Opa, boa noite! Te digo um pouco da minha experiência pessoal, tendo em vista que são situações particularmente parecidas (Dual-boot em SSDs diferentes, GPU NVidia).

Disclaimer: Reitero, isso é mais um relato pessoal do que um tutorial e algumas informações aqui podem e provavelmente não são aplicáveis de acordo com a distro que você escolher.

Uso o Linux primariamente no meu dia a dia e recorro ao Windows para utilizar algumas ferramentas de certificação/assinatura não disponíveis para Linux.

Em relação à ordem de instalação dos sistemas, recomendo a leitura disponível dessa página da ArchWiki:

(em português, mas desatualizado).

Aqui, no tópico 2, discute-se a ordem de instalação e, de fato, a mais recomendável é primeiro Windows, depois Linux, mas creio que essa afirmação só faz sentido para partições em um mesmo disco.

Em discos diferentes tenho a impressão que não haja tanto problema assim, tendo em vista que fiz o procedimento inverso (primeiro Linux, depois Windows). Todavia, pode ser um viés da minha parte e, portanto, leve apenas como um caso anedótico, observado que outros fatores importam, como bootloader, distro e etc.

Alguém com mais experiência que eu no assunto poderia te falar melhor. Em todo caso, seria melhor seguir a recomendação da Wiki.

No tópico 1.4, é recomendado desativar o secure boot na BIOS. Todavia, eu utilizo meus sistemas com secure boot ligado, em que há uma assinatura automática quando há atualizações relevantes (principalmente de Kernel e outros módulos). Eu não utilizo GRUB, mas sim o systemd-boot. No tópico 4.4 tem as instruções de como fiz no meu sistema:

Todavia, esse procedimento muito provavelmente será diferente em outras distros mais estáveis, em que não há a necessidade de assinaturas constantes com cada atualização. Também não recomendo esse procedimento caso seja iniciante e talvez apenas deixar o secure boot desativado seja mesmo a melhor recomendação.

Uso NVidia há alguns anos e, desde o lançamento do Driver com suporte a explicit sync, não tive mais nenhum problema de vídeo em sessões Wayland. A situação tem sido bastante estável por aqui.

Em relação a distro a escolher, já é um universo a parte, há muitas variáveis por aqui. Recomendo uma que mantenha Drivers da NVidia atualizados e seja amigável com iniciantes, como o Pop!_OS (com a ISO dedicada já para computadores com GPUs NVidia) ou, se sentir mais aventurado, alguma com base Arch, como Endeavour OS. Mas enfim, é uma sugestão que vai variar das suas necessidades.

Algo que pode valer a pena pesquisar no Youtube: “Dual boot <distro de preferência> Windows”, com certeza várias opções aparecerão e te darão uma luz maior sobre o assunto.

Espero que tenha dado uma luz e, escolhendo a distro que tem interesse, posso ter informações mais precisas para ajudar. Abraço!

1 curtida

Eu uso Windows em um SSD e o Linux em outro. Instala o Windows no SSD que você quer e quando for instalar o Linux, escolhe o outro SSD e deixa o grub no SSD do Linux.
Como você vai instalar Sistemas operacionais em discos diferentes a regra de qual se instala primeiro não se aplica, só se aplica somente quando é no mesmo SSD, por que o Windows apaga o boot do Linux

O amigo acima te indicou o Arch Linux, eu não te indicaria ele, não para começar porque tem que fazer um monte de ajustes. E sinceramente, pela facilidade de uso eu ficaria com o Linux Mint.

• Se você que ir de base Arch, te indico Garuda, CachyOS ou EndevourOS.
  • Se você quer Debian te indico o Linux Mint ou MX Linux.
1 curtida

Bom dia! Desculpa na demora em responder vcs pessoal, tive alguns contratempos e não pude responder ontem.

Agradeço a vcs pelas informações, já consigo ter mais ou menos uma noção do que fazer, já entendi mais do procedimento.

Se eu consegui compreender corretamente, tanto faz instalar windows ou Linux primeiro, irá funcionar do mesmo jeito, certo? O que notei que aqui, o principal seria a ordem de boot na BIOS, para que o disco contendo Linux iniciasse antes, assim ele já deixaria tudo na mão, com o grub já deixando disponível qual sistema iria querer iniciar, certo?

Sobre secure boot, manter ele desativado seria um problema, pois o windows enche o saco em jogos que tem sistema anticheat, entre outros problemas. Uma solução seria por enquanto utilizar alguma distro que funcione mesmo com ele ativo.

O mint eu conseguiria instalar e usar ele com o secure boot habilitado?

Bom dia.

Quanto a questão da ordem de instalação, já ouvi muitas recomendações de instalar os sistemas sem que o disco do outro esteja conectado. Por exemplo, instala o windows em um SSD, remove esse SSD do PC, instala o Linux no outro SSD e depois reconecta o SSD com o Windows. Dessa forma um sistema não vai “enxergar” o outro, e você gerencia o BOOT manualmente pela BIOS (Não precisa mudar a ordem de boot toda hora, você definir na ordem de boot o sistema principal e usar o menu de BOOT {no meu notebook, por exemplo, eu acesso com F12} para iniciar o outro sistema). Caso não queira seguir esse caminho, recomendo instalar o linux depois do windows para o linux gerenciar o boot.

Sobre suporte a drivers da NVIDIA, o linux mint tem um bom suporte.

Sobre o suporte ao SECUREBOOT no linux mint, funciona muito bem. O máximo que pode ocorrer é, caso der problema na instalação, pode ser necessário desabilitar o secureboot na hora de instalar e depois de instalado ativa novamente.

1 curtida

Um ponto que talvez te cause problemas é que os dois dispositivos de armazenamento são do mesmo modelo, então você terá que ser extremamente cauteloso para selecionar qual deles tem qual sistema, talvez verificando o número de série num primeiro momento para saber quem é quem ali, especialmente para instalar o primeiro sistema operacional.

O Mint deve iniciar com secure boot ativado. Lembre-se que o inicializador nesse caso é o shimx64.efi, enquanto o sem secure boot é grubx64.efi.

1 curtida

@Joao_Pedro_P_Paiva, acho que irei seguir sua dica, de deixar o gerenciamento de boot pela bios, acho até mais seguro. Se não me engano, na minha placa mãe o menu de boot também seria o F12, ficarei com essa escolha.

@Deleterium vc levantou um ponto interessante, nem tinha me atentado a isso. Vou até verificar na bios como os dois ssd’s são informados, ver se tem alguma diferença que de pra identificar eles, assim posso usar como base para os dois ssd’s que comprei.

Por enquanto vou usar como controle as conexões sata na placa mãe, porta 0 boto windows e porta 1 boto o linux, assim consigo ter uma segurança na hora de manusear os discos.

Agora tenho segurança para o dual boot, só tenho que agradecer vcs pessoal, sempre prestativos, gentis na hora de ajudar, obrigado amigos. Hoje verifiquei o rastreio e já estão em Recife, creio que até segunda receba os ssd’s, aí começo o processo de instalação, irei mesmo utilizar o mint, vai ser bom para meu aprendizado.