Olá pessoal! Faz anos que não posto nada aqui, tinha dado um tempo em linux, pois na época não estava funcionando bem por aqui, então desisti e foquei apenas no windows. Peço desculpas pelo longo texto, mas preciso explicar direito minha situação, para que vcs possam entender.
Atualmente tá complicado utilizar o windows 11, são muitos problemas, causados principalmente pela microsoft, ao lançar atualizadas cheias de problemas críticos. Sinceramente nem sei porque existe o modo insider, sendo que não ajuda em nada, pois sempre cada nova atualização vem uma penca de problemas.
Ainda mantenho o windows por causa dos jogos, pois acho mais pratico usar ele para essa finalidade. Nisso resolvi utilizar dual boot: o windows 11 ficaria como sistema secundário, exclusivamente para jogos. nada mais que isso.
Já o linux seria meu sistema principal, por enquanto não focaria jogos nele, isso ficaria para outro momento. Acho o linux mais estável e seguro para uso diário que o windows 11.
Como meu ssd onde o windows 11 está falhando, resolvi comprar duas unidades iguais, no caso um kingston kc600 256gb, ele tem um hardware muito similar ao meu mx500, nand tlc de alta qualidade, com memória dram.
Assim o linux ficaria em um kc600 e o windows 11 no outro. Meus jogos, tanto como steam e aplicativos de jogos ficam exclusivamente no mx500, arquivos de downloads em geral ficam em um hd de 1tb, configuro tudo pra baixar direto no hd, apenas os jogos que vão direto para o mx500.
Assim consigo manter meu sistema organizado, mas agora como farei um dual boot com 2 ssd distintos não sei bem como configurar tudo. Aqui no windows 11, na bios tanto o modo uefi e secure boot estão ativos, nas distribuições linux já conseguem instalar sem problemas com essas opções ativas?
No caso quem eu deveria instalar primeiro, windows 11 ou linux? Me informaram que o correto seria instalar o windows 11 primeiro em um ssd, depois instalar o linux no outro ssd, assim o próprio grub faria o controle do boot, reconhecendo o ssd do windows.
Como seria a forma correta? No caso de data e hora, lembro que quando tentava dual boot no mesmo disco provocava problemas na data e hora no windows e na bios. Como serão discos diferentes ainda teria esse problema?
Também será que meu sistema atual iria funcionar bem com linux, no momento tenho a seguinte configuração:
Ryzen 5600G
B550M-PRO VDH WIFI
RTX 2060
2x16GB 3600
SSD Lexar NS100 256GB
SSD MX500 512GB
HD 1TB
Vejo muitos falando que nvidia é complicado em linux, quais distros seria ideais para meu caso, que possuo vga nvidia? Uso um 5600G já me precavendo no caso da 2060 vier a dar problemas, pois ela já passou da garantia, então qualquer dia extra é lucro no momento.
No mais é só isso por enquanto pessoal, peço desculpas novamente pelo longo texto, mas precisava explanar bem minhas dúvidas, para que eu possa fazer tudo direitinho e conseguir aproveitar ao máximo o que o linux pode me oferecer. Agradeço qualquer dica de vcs, vai me ajudar muito!