Dual Boot entre 2 windows e 1 linux

Eu uso windows 10 e Linux mint em dual boot,mas recentemente o windows começou a “me dar um pau”,eu não conseguia fazer nada sem que surgisse um problema,então eu queria testar o windows 7 (No momento só tenho a iso do lite).Queria saber como eu posso instalar ele e adicionar a grub do mint.

se tu instalar no mesmo HD, o bootloader do Seven vai comer os outros. Você vai precisar instalá-lo e depois usar um LiveCD do Mint para recuperar o GRUB.
Caso vá instalar em outro HD, só instala, dá um boot no Mint e dá um sudo grub-update.

1 curtida

Se eu recuperar a grub o boot do windows 10 vai estar la junto com o do 7?

O grub-update escaneia todos os discos disponíveis à procura de SOs inicializáveis. Tecnicamente, sim.

1 curtida

Boa noite, sou novo no mundo Linux, estou gostando bastante, porém ainda não tenho como afastar totalmente o win das minhas coisas, minha dúvida é a seguinte, instalei o mint 64 numa partição do meu hd e posteriormente num outro hd na minha máquina, mas em ambos os casos, mesmo habilitando o f12 para poder escolher um dual boot, não aparece a opção do mint, apenas do win 10, para conseguir entrar no mint preciso alterar na bios, então todas as vezes para para trocar de um para o outro, preciso entrar na bios, será que este comando “grub-update” resolve este problema?
Apenas para explicar, ao instalar o mint não aceitei a opção automática de instalar em paralelo com o win que já veio na minha máquina, selecionei “na unha” onde queria instalar.
Minha máquina é um note Acer Aspire E 15, com 4G de ram, 1T de HD, HD secundário 250G em um adaptador Cady ( neste que coloquei o Linux ). Processador AMD quad-core 3,30GHz.
A bios dele é um pouco engessada.
Obrigado e desculpe o tamanho do texto.

Windows 7 já perdeu o suporte, se usar, vai ficar com um sistema inseguro. Poderia descrever melhor o problema que teve com o Windows 10 para que possamos ajudá-lo.

Aparentemente o GRUB não está correto. Sugiro que troque na BIOS de seu computador a ordem de boot, colocando o seu HD/SSD no qual está o Mint como principal, depois entre no seu Mint e instale o GRUB (ou tente usar o sudo grub-update)

Obrigado pela resposta

Boa noite, tentei esse procedimento, mas, nada. Mesmo colocando o HD do Linux como 1 na ordem de boot e o win 10 na 5 na bios, a máquina só inicia no win 10, mesmo apertando o f12 para acessar a tela de escolher qual boot, só aparece a opção do win 10, nem aparece a opção do mint. Se coloco o pen drive e aperto f12, aparece a opção de inicializar pelo pen drive. Ainda tentando e pesquisando, se alguém tiver uma ideia, agradeço. Apenas mais um detalhe, na hora de instalar, não estou escolhendo a opção instalar em paralelo com o windows, estou colocando a opção de instalação personalizada, para poder escolher onde instalar.

Tente atualizar sua BIOS (já que os arquivos de atualização vêm em .exe mesmo)

Ou reinstale o Mint, assim ele reinstala o GRUB automaticamente.

No meu caso eu quero fazer dual boot entre o Windows 10 e Linux Mint, eu reparticionei a unidade C, fiz a formatação da nova partição, reiniciei com um boot do linux, instalei o linux nesta nova unidade, porém após reiniciar só carrega o Windows. Fui no gerenciador de disco do Windows e não aparece o Linux instalado e nem aparece a unidade criada. Reiniciei novamente com boot do linux e aparece a instalação do Linux. Na bios não tem opção de Legacy. No boot menu não aparece o Linux. O que eu devo fazer?

não aparece “Linux”, mas aparece “GRUB”, não?
vc teria que definir, em teoria, nas configurações da BIOS pra dar boot no “GRUB” não no “Windows Boot Manager”

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.