Estou atualmente trabalhando em um projeto de faculdade, e me deparei com a necessidade de usar Linux em minha maquina principal, só que eu não quero ter que me desfazer nem do Windows nem dos arquivos que tenho em meu SSD.
Acontece que tenho um HD na máquina que está sendo utilizado só pra salvar alguns arquivos dispensáveis, e me surgiu a ideia:
"Será possível instalar Linux no meu HD, e deixar o Windows do meu SSD intacto? "
Então daí surgem outras dúvidas, se for possível fazer esse tipo de instalação, como trocar entre os OSs depois, e quanto a escolha da Distro Linux, qual delas tem o melhor suporte para GPUs Nvidia e uso de CUDA??
Desde já, grato!!!
Com toda certeza!
No antigo PC, eu cheguei a ter Windows num HDD + 2 distros Linux em outro HDD.
Mais tarde, cheguei a ter 3 HDDs, com 3 distros Linux em cada – e mais 3 distros Linux num SSD externo (portátil) USB.
Hoje, tenho 5 distros em um SSD + 3 distros em outro SSD.
Se tiver algum ponto mais específico que queira saber, é só falar.
1 curtida
Eu já fiz isso, bem recentemente, eu usava o Win 11 no SSD e Linux no HD.
Tem de duas formas diferentes:
1- Instalando o GRUB no HD
Ao iniciar o boot, eu apertava a tecla F12 e escolhia se queria iniciar o sistemas pelo SSD ou pelo HD
2- Instalando o GRUB no SSD
Nesse caso, ao iniciar o sistema, o GRUB entrava e era só escolher qual sistema usar.
O Diolinux tem até um vídeo em ele fala sobre o assunto e diz que a preferência dele, é escolher qual HD/SSD ira iniciar o sistema, isso evita perder o boot do Windows, caso haja uma falha no GRUB
1 curtida