Saudações, pinguins! Gostaria de saber se é necessário ativar o Grub do Manjaro ao se adicionar outro SSD no PC. Já tenho, no meu laptop, o Manjaro ocupando todo um disco de SSD, o original de fábrica. Como adquiri outro SSD, e planejo instalar o W12 nele, não estou seguro se preciso habilitar o Grub ou se isso é feito automaticamente, já que serão dois SSDs distintos instalados na mesma máquina.
Não necessariamente você precisa instalar o grub, você pode usar o proprio bootloader da propria bios.
Obs: Se for instalar o windows no ssd novo, recomendo antes desconectar o ssd do linux.
É justamente o que quero evitar! É muito inconveniente entrar na Bios a cada vez em que se liga o PC para fazer seleção de disco prioritário para boot.
Na verdade as UEFIs tem uma tecla de atalho que entra direto em uma função de seleção de BOOT, não é necessário entrar na UEFI completa. Dessa forma vc pode deixar um BOOT padrão na UEFI completa com as prioridades certinhas, e apenas alterar usando a tecla de atalho de configuração de BOOT para alterar o BOOT momentâneo sem der definitivo.
COmo o @aguamole disse, não precisa entrar na bios toda vez, apenas na primeira para configuração, depois disso ele vai ser entrar direto para o disco padrão, caso queira ir para outra é somente usar a tecla de atalho (no meu por exemplo é o f12)
Quais sistemas serão instalados no segundo SSD?
Windows 11
Instale o Windows normalmente no outro hd e depois entre no Manjaro (selecionando na bios o boot do hd do Manjaro) e veja se o os-prober esta instalado e habilitado no grub, ele irá identificar o Windows pelo comando:
sudo os-prober
Exemplo de saída:
/dev/sda1@/EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi:Windows Boot Manager:Windows:efi
OBS: Cuidados que deve ter:
- instalar o Windows com o mesmo tipo do Manjaro (se o grub estiver em UEFI, não identificará o Windows se ele for em bios legacy)
– OPCIONAL: organize o boot na bios para dar boot pelo hd que será instalado o Windows e após a instalação, volte para o Manjaro, senão o boot será instalado no HD que esta o Manjaro. Caso você não fizer isso, não terá um problema na prática, porém não estará 100% independente um HD do outro, e para dar boot no Windows pela bios terá que selecionar o HD do Manjaro.
Obrigado, farei isso!
Bom dia,
Por que desconectar o ssd do linux?
Tem distribuição que não da problema, porém no meu caso quando instalei o windows ele acabou perdendo o caminho de boot do pop os, então se desconectar antes é menos trabalho depois.