Dual Boot, como remover?

Boa tarde, Boa noite, Bom dia.

Eu fiz um dual Boot com o Ubuntu e tenho o Windows 10 também.

Só que o Ubuntu ele está no meu outro HD onde não está o Windows 10, mas neste mesmo HD já tinha arquivos no qual eu usava antes de colocar o Ubuntu.

No Ubuntu eu separei para ele 78G do HD na opção de selecionar memória na hora da instalação.

Eu quero tirar o dual Boot e sem formatar o HD e perder os arquivos que já estão lá dentro.

Quando verifico no Windows 10 na opção de gerenciamento de discos, o HD está lá, mas não aparece a partição Ubuntu separada, mas como uma só partição, além que a partição do HD não aparece igual ao do meu SSD onde está o Windows 10, naquela parte de baixo onde pode fazer um novo volume.

Ele só aparece uma parte lá em cima no HD com um símbolo de “X” vermelho.

O Windows não reconhece o formato EXT4 que é usado nas distribuições Linux. O mais indicado para você mexer nas partições é usando um pendrive bootável com Ubuntu.

Você pode pegar um pendrive ou hd externo e instalar o ventoy e colocar a iso do Ubuntu. Daí você usa o modo de teste dele e não instalação. Lá vai ter um programa chamado GParted. É fácil de usar e muito bom.

Nele você vai conseguir apagar a partição que você não quer mais e poderá estender a partição do Windows para ficar com o tamanho que tinha antes.

Não sei direito a maneira que você instalou e se isso vai retirar o grub também, nesse caso você vai precisar de informações de usuários mais experientes aqui.

1 curtida

Abre o gerenciador de discos do windows 10 e exclui todas as partições desse HD exceto a que tem os seus arquivos que vc tinha antes de colocar o Ubuntu e depois faz o merge.

Se tiver duvida, posta a imagem de como esse HD é mostrado no gerenciador de discos que eu te oriento como fazer

Então no gerenciador ele não mostra o HD junto com o SSD naquela parte de partições.

Oi.

Monte uma imagem usb do ubuntu.

Inicie o usb e entre no ubuntu live.

Use o aplicativo gparted para modificar o que você quer.

:+1:

Mostrar ele mostra, como na imagem abaixo. O disco 0 é o meu SSD com Linux.

O disco 0 e onde o Ubuntu tá.

O disco 0 é onde o Windows está. O disco 1 é onde esta seu Ubuntu, não entendi porque você critou ele como Dinamico.

Faça o que o @swatquest recomendou. Depois faz um backup das suas coisas nesse HD e coloca ele como Basico e não dinamico.