Dual Boot com HDs diferentes

Tenho um Notebook ASUS com um SSD que está rodando o Windows 10 e um HD normal de 1TB, onde salvo meus trabalhos. Minha pergunte é:
Posso instalar o Linux (aceito sugestões de qual a Distro) no HD de 1TB (tenho que criar uma particão pro Linux), deixar o Windows instalado no SSD e fazer um dual boot no sistema?
Preciso de um sistema operacional estável e o Windows 10 está me deixando na mão praticamente todos os dias. Eu trabalho com design gráfico e webdesign.

Em Geral, o Grub é capaz de gerenciar sistemas em hds diferentes, desde que instalados corretamente, se vc instalar o linux após a instalação do Windows 10, e fizer ajustes na bios para bootar pelo hd com linux, deve funcionar automaticamente, caso contrário, existem ferramentas gráficas onde vc pode adicionar posteriormente o Windows 10 no menu.
Quanto a distro, se vc está acostumado com o Windows, recomendo o Zorin, ou o Mint.

Poder até pode, mas instalar uma distro num HDD tendo um SSD é um contrassenso, é perder a velocidade que o SSD te oferece - mas é o caso se teu SSD é de 128 GB, o que seria possivelmente pequeno para dois sistemas.

Mas examine seu caso. Quanto o Windows ocupa em programas no SSD? Com 40 a 50 GB é possível instalar uma distro com muitos programas instalados sem grande dor de cabeça (eu separei 60 GB pro Manjaro aqui, tenho uns 100 apps instalados e pouco mais de 45% de disco livre).

Se for possível, uma ideia é separar cerca de 60% do SSD pro Windows e 40% pra distro que vc quer instalar. Aí é colocar o D: do Win, a /home e a /swap no HDD. E pronto, sistemas carregando rápido e espaço de sobra pros teus arquivos. Mas o ideal, pra isso, é instalar os sistemas todos do zero…

Digo isso por experiência própria. Em dezembro de 2020, comprei um SSD de 240 GB. Separei 120 GB pro W10 (tá folgado, mesmo com Pacote Adobe 2020 nele), 60 GB pro Manjaro e mais 60 GB pro Garuda (outra distro). No HDD de 500, estão o D: (coloquei o arquivo de paginação, a swap do W10, nele), uma partição Swap compartilhada entre as duas distros, a home do Manjaro e a do Garuda. E funciona como um relógio!

SSD de 240 GB:

HDD de 500 GB:

2 curtidas

Olá Rodrigo. Muito obrigado pela resposta. Passei o final de semana no processo de formatar meu PC, reinstalar o Windows e consegui finalmente fazer o Dual Boot funcionar. Mas farei o processo novamente pois deixei apenas 40GB para o Ziron e quando fui instalar o Windows pela KVM (tutorial do WinApps) o windows pediu 25GB de espaço e tinha apenas 20. Mas valeu pelas didas. Abraço

1 curtida

Uai, o espaço em disco da máquina virtual não é na tua home? Aqui é