Com o anúncio do fim do suporte da Microsoft ao Windows 10, resolvi migrar para o Linux. Pesquisei bastante sobre qual distro usar e escolhi o BigLinux.
Fiz a instalação do sistema, instalei alguns aplicativos e realizei algumas personalizações. Felizmente, deu quase tudo certo.
No entanto, estou tendo problemas com a reprodução de vídeos em sites de streaming na internet (YouTube, Twitch, etc.). Estou enfrentando drops absurdos de frames em todos os navegadores que uso (Brave e Firefox), até mesmo em resoluções baixas (480p e 720p).
Não utilizo chip gráfico dedicado, mas sim uma Intel HD 630 (GT2), integrada ao meu Core i7 7700K.
Tentei seguir algumas dicas que encontrei na internet, mas nada funcionou.
Alguém aqui já passou por um problema parecido ou sabe a solução para esse problema?
Agradeço demais quem puder ajudar…
Estou feliz demais com o BigLinux, mas esse problema limita demais minha produtividade…
dá uma lida nesta página. por ela, é aconselhável editar o arquivo de configuração do Xorg. veja item 6.1.1 " * Para Intel UHD 620 ou 630, você precisará adicionar Option "TripleBuffer" "true" para que TearFree funcione."
Teste instalar o pacote intel-media-driver (que é driver recomendado para todas as GPUs integradas da intel desde os Core i 5000 em diante), e rodar o comando novamente. Caso saiam linhas começando com VAProfile, reiniciando o Firefox, a decodificação de vídeo já deve dar uma melhorada.
Como o problema acontece somente ao reproduzir vídeos, acredito que seja mais provável ser falta de aceleração de hardware na decodificação do que falta de anti-tearing (ainda mais porque o ambiente padrão do Big Linux, o KDE, tem um compositor)
Deu certo agora, @acvsilva! Iniciei a sessão no Xorg e melhorou consideravelmente!!
Ainda não tá perfeito como no Windows 10, mas quase não dropa mais frames. Acho que meu processador, que já é bem antigo, não tá mais tankando essas implementações mais novas…
Obrigado pela ajuda!!