DRM no Linux: quais são os impedimentos?

Fala, pessoal! :wave:t2:

Lembro de ter visto alguns meses atrás pessoas comentando que, serviços de streaming com DRM têm uma qualidade inferior no Linux — nem lembro o porquê, sinceramente.

Minha pergunta é: isso ainda rola? Uso o Paramount Plus no Firefox, usando o Arch Linux, e percebo que a imagem do streaming às vezes não aparenta estar em 1080p. Ainda existem problemas com o DRM no Linux? Se sim, são reparáveis?

1 curtida

O problema são os serviços de streaming e não o Linux. Poderia rodar perfeitamente caso quisessem. Disney+ é um exemplo também, no Linux fica 480p e no Win10 pelo app da loja fica com qualidade máxima. Por essas e outras que navego nos sete mares com frequência.

2 curtidas

Boa noite rapaz.
Isso vai depender muito do navegador em questão, eu uso o vivaldi na netflix e lá eu a configuro para 480p embora minha rede seja rápida eu já deixo assim para o buffering dá mais folga em todos os meus dispositivos, agora o DRM por padrão é 720p mas varia muito de navegador pra navegador.

Sim, o Widevine joga o Linux no nível mínimo de segurança que só tem direito até 720p (isso quando o serviço não diminui para 480p, ou mesmo bloqueia).

Até onde eu sei, para ter qualidades maiores precisa que o desenvolvedor do browser e do sistema operacional assine termos de confidencialidade e esconda as chaves dentro do programa de um jeito que inviabilizaria o código ser aberto, então não veremos essa situação melhorar tão cedo.

Qualquer gambiarra de “transplante” de chaves é legalmente pirataria, do mesmo jeito.

1 curtida

No caso da Disney+ e companhia eu não sei, mas na Netflix nunca deu BO aqui

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.