Drivers Nouveau | Dúvidas

Pessoal, boa noite.

Com o fim do suporte do Windows 10, estou convencendo todo mundo aqui de casa a utilizar Linux em vez da bagunça 11.

Instalei recentemente o Linux Mint XFCE 22.1 Xia no PC do meu irmão. Ele possui uma GT 610 2GB, um I5 de 4 geração, 8GB DDR3 e um SSD SATA de 480GB. É um PC para ele estudar, nada mais. Porém, percebi que está horrível a reprodução de vídeos no YouTube e em streaming, principalmente no Amazon Prime. Notei também que os drivers proprietários desse modelo, não instalam no Kernel 6.8 nem na bala, ele fica limitado a utilizar os drivers Nouveau, que por sinal só servem pro básico do básico. Alguma forma de resolver isso no SO? Ou seria melhor mesmo fazer um upgrade? A placa GT 730 tem suporte aos drivers proprietários no Kernel 6.8.0-52? Tenho uma r7 240 parada aqui faz tempo… O mesa funciona e tem suporte Vulkan para essa placa?

Agradeço a todos.

1 curtida

Boa Noite !

O PopOS possui uma ISO com drivers nVidia integrados, baixe a ISO no link abaixo e faça os testes direto do PenDrive sem a necessidade de instalar e confere se os drivers nVidia estão em uso para todas as VGAs que você citou

Em caso positivo fique com o PopOS ou vá em frente com outra distro de sua preferencia, mas terá que configurar na unha

https://iso.pop-os.org/22.04/amd64/nvidia/49/pop-os_22.04_amd64_nvidia_49.iso

1 curtida

Idealmente um upgrade, ou, se o orçamento estiver apertado, uma placa AMD usada (cujos drivers de código aberto são mantidos indefinidamente).

Se não quiser trocar de hardware, há duas soluções de software:

• Uma distribuição que tenha o kernel 6.1 ou anterior e o driver Nvidia versão 390. Se eu não me engano, é o caso do Linux Mint 21.
  • Estudar o pacote do AUR e reproduzir as gambiarras sinistras que eles fazem para o driver pegar em kernels atuais.

Precisamos de mais informações. Infelizmente há várias placas chamadas GT 730, com chips diferentes, e há uma que não pega em kernels modernos. Dá para saber qual a sua se você colar a saída do comando de terminal lspci -nn aqui.

Procure sua placa (a linha vai começar com VGA/Display/3D). Sairá algo como:

01:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation GK208B [GeForce GT 730] [10de:1287] (rev a1)

Atente para o código no final, vai ter algo como 10de:XXXX. Caso seja 10de:0f02, a resposta é não, a situação dela é exatamente a mesma da sua GT 610 (distribuição mais antiga que pegue o driver 390, ou gambiarras).

Qualquer outro, código, a resposta é sim*, mas ainda assim não pode instalar o driver “normal”, tem que buscar o driver cuja versão começa com 470.

Nesse link dá para saber qual a versão driver é adequada para cada placa.

*Asterisco porque essa placa já não vai funcionar em distribuições como o Arch Linux que tem sempre o kernel mais atualizado, porque o driver das GT 730 ‘modernas’ parou de ser atualizado em 2024, e a tendência é ela ficar tão complicada de usar quanto a GT 610.

Sim, basta trocar o driver radeon padrão pelo amdgpu.

Inclusive, graças ao investimento da Valve no driver da AMD, no Linux ela pega uma versão do Vulkan mais avançada que no Windows (1.3 no Linux, 1.1 no Windows).

2 curtidas

Sugiro remover a GT 610 e usar o vídeo integrado do Core i5, que inclusive é capaz de ter até mais desempenho (ou seja, vai ser um upgrade gratuito e que ainda vai reduzir o consumo da máquina). Isso vai te poupar das dores de cabeça com os drivers antigos da Nvidia.

Já que é uma máquina para estudar, não precisa fazer upgrade colocando uma placa de vídeo dedicada. E, se fosse jogar algo, não faria sentido comprar placas como a GT 730, que sequer alcançam o desempenho de um vídeo integrado básico relativamente moderno.

A .iso com os drivers da Nvidia do Pop!_OS é voltada apenas ao hardware que ainda tem suporte. Ela instala apenas o driver mais atual. Ou seja, no PC do colega, o computador não daria boot no ambiente gráfico após a instalação do sistema.

4 curtidas

Como o @KairanD ja disse, eu tmb não sei pq essa GT está na máquina, ela tem um desempenho igual ou pior que a do CPU.

Sobre o nouveau ele não da reclock automático da placa de video, isso tem que ser feito manualmente, o clock determina quantas vezes uma operação pode ser repetida em um segundo, ou seja quanto mais operações são executadas por segundo mais rapido a GPu vai realizar a tarefa, e o clock que inicia o sistema é um clock abaixo do clock máximo que ela pode entregar.

Existe programa no github que faz essa tarefa, mas eu nunca testei.

Esté é um tutorial de como fazer: GitHub - polkaulfield/nouveau-reclocking-guide: How to reclock nvidia cards at boot on Linux using nouveau.

E este é um programa que faz para o usuário: GitHub - ventureoo/nouveau-reclocking: A small utility to reclocking your GPU with Nouveau

Ele deve que não vai querer ficar usando a linha de comando, então coloque este programa para iniciar automaticamente quando a DE ou o PC for ligado.

O programa roda em lua, então é preciso instalar o lua no sistema.

apt install lua5.4

Dps do reclock os videos do youtube vão voltar a rodar.