Drivers AMD Proprietário ou Open-Source?

Bom noite a todos!

Recém montei minha máquina “gamer” e estou na dúvida qual driver seria o ideal para ele, o intuito é instalar o Pop_OS! em dualboot com Windows 10 (Que ficará para jogos), porém irei jogar alguns títulos no Pop_OS! também (Como Minecraft, CS:GO, Metro 2033 e Don’t Sterve Together).
Gostaria de saber qual o melhor driver de vídeo para extrair o máximo de desempenho possível. Agraço desde já quem comentar! :slight_smile:

Config:
CPU: Ryzen 3 3200G
RAM: 16GB DDR4 2666MHz
GPU: Radeon Vega 8 Integrada
MOBO: Asus Prime A320M

2 Curtidas

Drives open são melhores e mais performáticos que os proprietários da AMD, aliais, novidades e recursos chegam primeiro no open e depois a AMD os implementa em seus drivers. Não vejo motivo para usar os proprietários a não ser que você precise utilizar alguns editor de video como Davinci Resolve.

2 Curtidas

Open source, com certeza.

Esses 16GB de memória RAM estão em dual channel? Para o vídeo integrado, isso é muito importante.

Com o Proton (Steam Play) e o Lutris, a maioria dos jogos de Windows roda perfeitamente no GNU/Linux. Você precisará do Windows 10 apenas para aqueles que possuam, por exemplo, soluções de anti-cheat invasivas.

3 Curtidas

Olá @Hunter_Jokey tudo beleza?

Sugiro dar uma olhada neste tópico abaixo, esse tema foi bastante discutido lá.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Excelente, sim estão em DualChannel. Vi no vídeo do LowSpecGamer que se perde um pouco de desempenho usando o Lutris e Proton em alguns jogos (Dark Souls é um exemplo), mas tem alguns jogos que tem bloqueio do anticheat mesmo (PUBG Lite, Valorant, LOL, Uno…)