Olá, pessoal! Estou iniciando no Linux, e no meu local de trabalho a distro utilizada é o Xubuntu, resolvi instalar em um computador pessoal para uma melhor ambientação com o sistema. Acontece que durante e após o processo de instalação, o sistema não reconhece a placa de rede wifi. Enquanto estava no Windows 10 funcionava tranquilo. Por ser uma máquina com hardwares bem limitados o Xubuntu me parece uma ótima opção por ser bastante otimizado. No entanto essa questão da conexão tem me desistimulado.
Seguem as configurações referente ao notebook - Saída do comando:inxi -F --filter:
Reinstalei o Windows novamente nesta máquina e o wifi fuinciona normalmente, problema é quando instalo Linux, tentei usando Pop_OS e Linux Mint, acontece a mesa coisa. O Bluetoth funciona normal, menos Wifi. E o notebook não tem conexão para internet cabeada.
Olha só, testa uma coisa no Mint - eu acho que esse driver é proprietário; abre o gerenciador de drivers e instala o que te oferecer, aí veja se funciona…
Sua placa provavelmente é uma RTL8723AU. Alguns modelos de placas muito específica no Linux você precisa compilar o módulo na mão (ou usar PPA de uma distribuição que compile e distribua). Para ter certeza, use algum programa no Windows que identifique o modelo da placa e poste o resultado aqui.