Driver Wifi Usb - Ajuda com Instalação

Amigos do fórum, venho até vocês para pedir ajuda novamente.
Comprei um computador para minha filha, maquina simples para ela poder assistir as séries dela e também usar para escola. No quarto dela não chega o cabo de internet, então comprei uma daquelas antenas usb. O pc inicialmente veio com windows, mas torei fora e meti já um Zorin.
Porém estou a 2 dias já tentando instalar os drivers, não consigo fazer os comandos certos.
Não consegui encontrar aqui no fórum uma solução para o meu caso (talvez tenha mas eu não consegui entender).
Preciso muito da ajuda de vocês.

O fornecedor disponibilizou os seguintes drivers:
MT7601U e RT5572

Coloque uns prints dos arquivos pra facilitar.

Agradeço qualquer tipo de ajuda.

Obs.: Tem 04 prints pois tem 2 versões de cada driver.

Opa @Flp_Correa Beleza?

O primeiro passo é saber exatamente o modelo do chip desse adaptador.

Confirma certinho pelo terminal:

lsusb

Se não achar o modelo, pode colar aqui o resultado do terminal, ou tirar um print da tela mesmo, o que achar melhor :grinning_face_with_smiling_eyes:

Fala ai, amigo. blz?

Abre o terminal e digita isso: lspci | grep -i network

depois copia o resultado completo e cola aqui para podermos te ajudar a identificar o hardware.

Caso fique mais confortável para vc, também pode postar a foto do terminal que damos um jeito.

Um abraço

Amigo, a antena é aquela onde diz ZtopInc

Olá mestre. Tentei o comando mas não retornou nada.

Fala, @Flp_Correa! O lsusb foi certeiro. O comando do Victor não retornou nada justamente porque a antena é USB e não PCI. :wink:

Esse ID 350b:9101 ZTopInc indica que seu adaptador usa o chip MediaTek MT7601U. O Linux já tem o driver para ele nativamente, mas como o ID dessa marca específica é meio alternativo, o sistema reconhece que ele está plugado, mas não ativa o driver automaticamente.

Como vi pelo print que você está com um Motorola plugado (provavelmente roteando a internet do celular via cabo USB para o PC), vamos resolver isso bem rápido usando a internet do celular.

Abra o seu terminal e rode esses comandos para atualizar os firmwares e forçar o sistema a associar o driver ao seu adaptador:

sudo apt update && sudo apt install linux-firmware -y

Testa se esse comando temporário funciona:

sudo modprobe mt7601u

echo "350b 9101" | sudo tee /sys/bus/usb/drivers/mt7601u/new_id

Dando certo a gente pode tornar permanente.

Mestre, o segundo comando que você passou (teste) não retornou nada. Desconectei a internet do celular mas não apareceu nada, nem sinal de conexão wi-fi.

Sem problemas, @Flp_Correa O comando não retornar texto no terminal é o esperado mesmo, mas ele deveria ter ativado o Wi-Fi. Se não apareceu nada, pode ser que o Zorin precise que a gente ative a interface manualmente ou que o driver nativo esteja faltando algum detalhe.

Vamos fazer um teste rápido antes de instalar o driver definitivo. Conecte o celular de novo para termos internet e rode estes dois comandos no terminal:

ip link (Veja se aparece algo como wlan0, ou wlp)

rfkill list(Veja se o Wi-Fi aparece como "Soft blocked: yes)

E posta um print para podermos ver melhor as informações.

Ip Link apareceu a mensagem abaixo:

rfkill list não retornou nada

Obrigado pelo print, @Flp_Correa! Ficou bem claro agora.

​Como o comando rfkill list ficou totalmente em branco e no ip link só aparece a rede de cabo e o seu celular Motorola (enx…), significa que o sistema registrou o comando, mas o driver nativo não “conversou” com a antena porque o módulo não estava totalmente carregado na memória.

​Vamos resolver isso de forma definitiva criando uma regra no inicializador do sistema. Dessa forma, toda vez que o computador ligar, ele vai carregar o driver e dizer para ele: “Olha, essa antena da ZTopInc usa o seu chip!”.

​Copie e cole os comandos abaixo no terminal (um bloco de cada vez, mantendo o celular conectado para aplicar):

echo "options mt7601u" | sudo tee /etc/modprobe.d/mt7601u.conf

echo "install mt7601u /sbin/modprobe --ignore-install mt7601u; echo 350b 9101 > /sys/bus/usb/drivers/mt7601u/new_id" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/mt7601u.conf

sudo update-initramfs -u

Agora pode desconectar o celular, reiniciar o PC e cruzar os dedos rsrsrsrsrsrs

Mestre, agradeço imensamente a ajuda, mas ainda não obtivemos sucesso kkk
Fiz conforme você passou mas não deu certo.
Segue print do que acontece após ultimo comando.

Obs.: Fiz o procedimento de reiniciar a máquina como você disse, mas mesmo assim não deu.

Excelente print, ele salvou a nossa pátria aqui. Parece que o libkmod confundiu aquele comando que usamos rsrsrsrsrs.

sudo rm /etc/modprobe.d/mt7601u.conf

echo 'ACTION=="add", SUBSYSTEM=="usb", ATTR{idVendor}=="350b", ATTR{idProduct}=="9101", RUN+="/sbin/modprobe mt7601u", RUN+="/bin/sh -c \x27echo 350b 9101 > /sys/bus/usb/drivers/mt7601u/new_id\x27"' | sudo tee /etc/udev/rules.rules/99-ztop-wifi.rules

sudo update-initramfs -u

sudo udevadm control --reload-rules && sudo udevadm trigger

Isso vai limpar tudo que fizemos, e consertar esse bug.

Agora, tire a antena da porta USB, espere 5 segundos e coloque de novo (pode manter o celular conectado por enquanto só para garantir a internet). Dá uma olhada se a luz dela pisca ou se o Wi-Fi finalmente ganha vida ali na barra de tarefas!

Nem sinal amigo.
Estou começando a desconfiar que essa antena não é compatível (por mais que tenha driver)

Não quero ficar tomando seu tempo também.

Que isso meu nobre, é um prazer pra mim resolver problemas de tech (veja minha bio rsrsrsrsrs)

Faz um último teste, se não funcionar vamos “deixar pra lá” mesmo blz? Kkkkkk

echo 'ACTION=="add", SUBSYSTEM=="usb", ATTR{idVendor}=="350b", ATTR{idProduct}=="9101", RUN+="/sbin/modprobe mt7601u", RUN+="/bin/sh -c \x27echo 350b 9101 > /sys/bus/usb/drivers/mt7601u/new_id\x27"' | sudo tee /etc/udev/rules.d/99-ztop-wifi.rules

sudo update-initramfs -u
sudo udevadm control --reload-rules && sudo udevadm trigger

Desconecta o adaptador da USB, espera uns segundinhos e espeta de novo. Vamos ter fé! Rsrsrsrsrs

Sem sucesso, kkkk

Fiz os comandos 2x pois acredito que errei na primeira, sem sinal.

Acredito que seja mais fácil adquirir outra antena usb.

Não querendo abusar mais da sua boa vontade, teria algum modelo para indicar que temos a garantia que ira dar certo a instalação? de preferência plug in play?

Ao certo todos deveriam ser plug and play, mas infelizmente o mercado está lotado de opções “bartinhas” chinesas que dão nisso aí no Linux.

Dois modelos bem recomendados no Linux são os TP-Link Archer T2U Nano e o Edup AX1672.

Mas sempre é bom verificar com o vendedor antes de comprar. A minha dica é pesquise sempre o chipset e não a marca do dispositivo.

Abraços meu amigo, boa noite!

Certo.

Agradeço o empenho em tentar ajudar.

Boa noite.

Amigo, eu estou achando que o depois de toda essa ajuda que lhe foi ofertada, o problema pode ser mesmo do Zorin e não dá antena USB. Eu já tive problema parecido no Zorin com a wi-fi do meu notebook Acer nele. Eu instalei o Debian 13 stable e desde então sem nenhum problema sequer!

Boa noite Victor.
Tudo bem?
Então cara, talvez possa ser também, mas agora já comprei uma antena USB igual ao que o Wini sugeriu. Ainda não chegou, deve chegar esse final de semana. Se der boa era a antena, se não, é o Zorin, kkkk. Quando chegar farei os testes e posto aqui.
Um abraço

Então amigos. Recebi o adaptador novo.
Foi certeiro, ao conectar já deu sinal de energia e apareceu o símbolo wi-fi para conexão.
Agradeço a ajuda de todos.