Driver para Linux para laptop com apu e gpu

Tenho um laptop que faz crossfire apu + gpu e procuro saber se existe algum driver para sistema baseado em Linux para controlar a apu e a gpu.

Eu sei que apu é uma tecnologia dos processadores amd que já são cpu + gpu e este meu laptop tem um gpu dedicada.

Já não sei dizer o modelo específico, pois já troquei a carcaça por uma compatível, mas seria algum Toshiba Sattelit.

*Desculpei os erro de português estou a caminhar com pressa enquanto escrevo

Na maioria dos casos ele funciona sem instalar nada, mas existem algumas distros q tratam disso melhor q as outras, pop_os e nobara eu testei no meu notebook, e foram as únicas q conseguiram controlar bem as duas gpus.
O novo pop_os que vai sair promete ser melhor ainda melhor, da pra ficar de olho!

Mas o meu laptop com o driver no Windows consigo ativar e desativar a gpu da apu ou a gpu dedicada e ativar o crossfire

O pop_os oferece essa questão de ativar e desativar quando quiser, mas sinceramente não vejo tanta motivação pra fazer isso.
Também não entendi oq quer dizer com crossfire, crossfire é uma tecnologia descontinuada da amd para usar 2 gpus ao mesmo tempo, parecida com sli, duvido que seja o caso do seu notebook!

É o caso do meu laptop ele já tem alguns anitos e ele tem crossfire, se não me engano, crossfire hybrid, se não é crossfire é dual graphics

De momento não estou em casa, depois dou-lhe mais informações

Nossa… Realmente então acho q vai ser muito complexo achar algum linux moderno q suporte isso, muito provavelmente só arch e tu vai ter q instalar tudo na mão

Se for com o Arch Linux não tenho grande problema pois já é o sistema que pretendo usar nesse laptop, a minha busca é pelo driver e alguma ajuda para configurar

Acho q tu vai encontrar algum suporte nos foruns do arch, mas tenho impressão que nem um jogo funcionaria por crossfire, duvido q o proton tenha suporte

Não pretendo focar em jogos nesse laptop seria mais para edição multimídia e fosse jogar seria retro games e minecraft

Você conseguiria ajudar a instalar e configurar o driver se eu precisar? É a primeira vez que farei algo assim.

Olha amigo, complicado, eu sinceramente acho q oq vc quer não vai ser possivel ser feito, eu pessoalmente não tenho nem ideia por onde começaria a resolver esse problema, e eu to indo pro terceiro ano de ciencas da computação.

Drivers amd no linux vem instalados no kernel, diferente do windows que precisa baixar.
Sinceramente eu ou ficaria utilizando apenas uma das duas gpus no linux, ou voltaria ao windows, onde a amd dava suporte oficial ao crossfire

Obrigado na mesma.
Se for assim tão difícil é melhor não mudar ainda para o Arch Linux, irei estudar melhor sobre o assunto para não dar :poop: .

Olá @Palmera31, tudo bem contigo?

Uma boa prática, é sempre começar passando o máximo de informações possíveis sobre o seu hardware. Assim, fica mais fácil para a comunidade sugerir alguma dica ou teste de forma objetiva.
Use as dicas deste artigo para coletar as informações sobre seu laptop.

A System76 tem um ótimo manual sobre a configuração de gráficos híbridos, dá uma checada se seu sistema tem os pacotes necessários para os modelos de GPU que você tem. Dependendo da distro que você está usando, alguns pacotes podem ser diferentes, então, estude o tutorial com calma antes de tentar executar os comandos e caso tenha dúvidas, poste aqui nessa discussão.

Infelizmente, nem todos os recursos disponíveis no Windows irão funcionar da mesma forma no Linux. Alguns recursos, podem até não existir no Linux.
Tendo mais informações, a comunidade pode tentar ajudar de alguma forma.

:vulcan_salute:

1 curtida

Obrigado, sim está todo bem comigo e consigo?
Das poucas coisas que me interessa nesse driver é desativar a gpu dedicada e usar somente a gpu da apu para poupar bateria.
Em relação às informações da máquina hoje não conseguirei ver.

Me parece uma configuração gráfica bem específica deste modelo de notebook, como pude pesquisar. No site da AMD é possível encontrar divers gráficos compatíveis com kernel Linux, mas não encontrei algum driver que seja específico para crossfire.

Talvez pesquisar nas páginas da Toshiba para ver se encontra drivers utilizáveis em Linux. Ou identificar se existe algum dríver específico para o crossfire ou se apenas os drívers da AMD já cuidam disso no sistema.

Se os drívers da AMD realizam a gestão crossfire, talvez seja o caso de testar diferentes distribuições do Linux e, se necessário, instalar os drivers legacy adequados ao seu hardware.

Te desejo sorte nesta empreitada!

1 curtida

Depois de algumas tentativas finalmente o Windows arrancou, estas são as especificações do meu laptop.