Driver para Intel HD Graphics 2000

Boa tarde amigos,

Volto aqui, pedindo ajuda, como eu to usando agora o POP_OS, eu não consegui atualizar o driver da placa de video, se alguém tiver alguma solução, agradeço.

Mesa Intel® HD Graphics 2000 (SNB GT1)

Driver só tem que ser atualizado quando ele contém bug especifico para a GPU.
Imagina, existe 30 GPU e o driver contem suporte as 30 GPU e somente 1 das GPU tem problema com o driver.
Logo a única melhora que vai ocorrer no próximo driver é uma melhora apenas para a única GPU com problemas, as outras 29 tem nenhuma mudança no driver.
É assim que funciona driver de GPU é um unico driver para varias GPU.

Outra coisa é que suporte a novas GPU lançadas são adicionado neste mesmo driver o que não faz sentido nenhum atualizar já que a pessoa não tem essa GPU nova.

Atualizar driver de GPU que esta funcionando pode ocorrer bug na GPU que não tinha nenhum problema por erro de programação.

Se for o POP_OS 22.04 ele já está na versão mais recente do Mesa Driver (Mesa 22).
Não acho que se seja tão fácil trocar a versão do mesa driver já que ele vem embutido no kernel.

1 curtida

A versão mais atual do driver já está incluída, como mencionado.

Não se aplica a este tópico, mas de qualquer forma é importante destacar que atualizações de drivers não servem apenas para corrigir bugs, pois também podem oferecer melhorias de desempenho, especialmente ao considerar o lançamento de jogos mais novos (onde o ganho pode ser massivo).

A unica coisa que o MESA faz é dar suporte a API gráfica.

Mesa, também chamado Mesa3D e The Mesa 3D Graphics Library, é um driver de dispositivo de código aberto e implementação de software do OpenGL, Vulkan e de outras especificações.


https://www.mesa3d.org/
O que tem no kernel não é código de API gráfica quanto mais MESA que é a parte.

Obrigado,

Só que eu não consigo usar uma resolução mais alta no monitor, eu não usando note e sim desktop comum mesmo…

Então, você oculto uma informação que faz toda a diferença.

1 curtida

Bom dia,

Foi mal amigo, mas ainda não consegui achar como atualizar o driver, até achei que podia ser um problema físico da placa ou do monitor, mas já rodei o Windows nessa máquina através de outro HD, funcionou de primeira sem fazer força, resolução de 1600x900

Bom dia,

Obrigado pela informação, mas mesmo assim ainda não consigo atualizar o driver dessa placa de vídeo, ela é onboard, a resolução fica ainda em 1024x768, já testei no Windows funcionou 100%.

Por enquanto POP_OS ta me deixando na mão…

Seu problema não é o com driver, basta você “forçar a resolução” usando o xrandr. Tive esse mesmo problema usando um i7 de terceira geração (e até hoje não o que causa esse problema de resolução). Existe um artigo no VOL sobre isso: Forçar resolução de tela no GNU/Linux. Basta seguir os passos e adicionar os comandos na inicialização do sistema.

1 curtida

Boa tarde,

Obrigado, vou tentar aqui, mas o link que vc passou está fora, mas vou buscar outras sites tbm…

Mas a resolução do monitor um, não passa da atual, 1024X768, a que eu busco 1600X900…

Eu segui esse link, e deu certo até agora…