Driver para adaptador wifi - Fenvi AC1300

Pessoal, boa noite!

Comprei um adaptador wifi Fenvi AC1300, mas confesso que esqueci de verificar se ele funcionava bem com Linux (Pop OS 22.04).

Liguei ele no pc, mas ele não é reconhecido. Na embalagem diz que é suportado por linux, mas no site (Drive download guide - Fenvi Technology) não encontrei nada.

(o adaptador veio com um CD de instalacao, mas nao tenho leitor).

Obrigado!

Alguém pode me ajudar?

Consegui!

Usei o comando lsusb e vi que o nome do dispositivo era Realtek Semiconductor Corp. RTL88x2bu [AC1200 Techkey] (fui enganado? nunca saberei…)

Então joguei isso no google e encontrei esta página no Stackoverflow.

Segui estes passos e deu certo:

sudo apt update
sudo apt dist-upgrade
sudo apt-get install linux-headers-generic build-essential dkms git

No meu caso, todas as dependências acima já estavam instaladas.

Então, instalei o driver do github (código abaixo) e reiniciei o PC.

sudo git clone "https://github.com/RinCat/RTL88x2BU-Linux-Driver.git" /usr/src/rtl88x2bu-git
sudo sed -i 's/PACKAGE_VERSION="@PKGVER@"/PACKAGE_VERSION="git"/g' /usr/src/rtl88x2bu-git/dkms.conf
sudo dkms add -m rtl88x2bu -v git
sudo dkms autoinstall

Quando eu reiniciei, ele já começou a ser reconhecido e encontrar redes, mas ainda não conectava, ficava em looping eterno. Aí rodei o seguinte comando:

sudo modprobe 88x2bu

Agora está funcionando normal. Ainda não fiz testes de velocidade, mas está funcionando.

----- EDIT

Não esta funcionando normal, toda vez que desconecta é um saco pra reconectar de novo. Tem que ficar esquecendo a senha, digitando novamente, tirando do USB e colocando de novo. Outra coisa é que não está reconhecendo a frequência de 5Ghz de internet.

— ATUALIZAÇÃO

Hoje, misteriosamente, reconheceu a rede 5Ghz e é muito mais rápida que a 2Ghz.

Mas ainda foi um saco fazer conectar, precisou de várias tentativas desplugando e plugando novamente o USB, esquecendo a conexão e tentando de novo, etc…

-------- ATUALIZAÇÃO 2

Ele tem esse problema de dificuldade de encontrar e conectar nas redes, principalmente na 5Ghz, quando eu conecto na USB do gabinete.

Ligando na USB da placa-mãe ele funciona normal. Ainda não encontrei o porque dessa diferença.

Mas enfim, caso alguém tenha o mesmo problema, resolvi assim.

1 curtida

Na embalagem fala que o produto possui suporte pra Linux.

Havia enviado um e-mail pedindo para que a empresa me enviasse o driver, ela me respondeu:

¨The item with RTL8812 Chipest,we suggest you can check the linux driver on Google."

:slight_smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.