Olá, eu já tenho certa experiência com distros Linux, não sou exatamente iniciante apesar de ter Windows como máquina principal em função do trabalho mas também não me considero usuário avançado, copiar código pra colar no terminal não me torna expert em linux.
O setup da máquina é 5600G, 32GB de RAM e RTX3060 com dois monitores de resoluções diferentes (FHD e QHD). Fiz triple boot com W11, Mint Zara e Zorin 18, o Windows em SSD e um HD para cada distro, mas nem no Zorin nem no Mint consigo instalar o driver mais recente da Nvidia, o 580.
No Mint ele vem por padrão como ‘sob demanda’, então acredito que usa o video integrado da CPU até ser exigida a RTX em aplicações pesadas ou jogos. Quando boto para utilizar a RTX sempre, o computador trava, só dando reset no botão. No uso sob demanda não tive problema mas desconfio que ele está usando o video integrado mesmo em jogos.
No Zorin por padrão o driver instalado é o nouveau, quando tentei instalar o driver 580 através do gerenciador de driver proprietário e o SO pediu pra reiniciar, não deu boot, se não fosse o Timeshift eu nem saberia resolver.
Então minha questão é: se a RTX3060 funciona normalmente no Windows, o que eu estou fazendo de errado ou deixando de fazer para poder utilizar os drivers mais recentes uma vez que também uso esse computador para jogar e gostaria de ter tudo atualizado?
Não tenho problema de usar terminal, se for o caso uso de boa, só queria poder usar o driver de video mais adequado a minha placa.
oi, Cassiano, vc usa secureboot? Eu desativei na bios, andei lendo que afeta na instalação do driver, mas vou tentar esses comandos via terminal, obrigado.
oi, Auder, vi sim, nem sabia que a Canonical tinha comprado as chaves pra acesso via secureboot, inclusive desativei na bios justamente porque queria instalar distros baseadas no Ubuntu.
Fiz os procedimentos, Cassiano, desabilitei o video integrado na BIOS e instalei os drivers via terminal, pelo menos no Mint funcionou direitinho, agora vou repetir no Zorin.
cara, a interface da bios depende do fabricante da placa mãe, modelo, etc, sugiro que vc pesquise conforme o modelo de sua placa. Se não souber de cabeça usa o comando dmidecode no terminal que ele vai te dar as informações sobre a placa, aí vc pesquisa como desabilitar o video integrado dentro da bios que sua placa utiliza.
Nessas horas para gpt ajuda muito joga uma foto da bios em advanced no gpt e diz o que deseja, ele sabe identificar e te ajudar a achar a configuração correta