Seguinte, precisei instalar o Mint do zero. Antes estava com a versão 22.1. Depois de instalá-lo, baixei e instalei o driver proprietário da nvidia, aí minha resolução ficou como segue a imagem abaixo, fonte e ícones tudo grande demais, com baixa resolução, e não muda. Alguém sabe como resolver?
O driver 580 é a versão disponível nos repositórios oficiais do linux mint? Ou você adicionou algum repositório adicional para ter acesso a esse drive? Sendo esse o caso ou não, tenta alterar a versão do driver para o 570 e vê se resolve.
Verifica também se o “secure boot” está ativado, se estiver, desativa e testa para ver se funciona.
OBS: mesmo que você faça questão de usar essa versão específica do driver ou manter o “secure boot” ativado, faz esses testes, para poder filtrar as causas do problema.
Último detalhe, verifica se você não alterou a sessão para usar Wayland ao invés do Xorg, se for o caso, altera novamente para o Xorg.
Isso, eu apenas abri o gerenciador de drivers e ele me mostrou essas opções, marquei a “recomendado” e mandei aplicar.
Acabei de olhar e o secure boot está desativado.
Não, nem sei como fazer rsrs a não ser que tenha aceito alguma sugestão do sistema sem ler, mas acho que não.
Então, teve uma coisa que eu tinha desabilitado na bios e reverti agora: a exibição da logo da placa mãe na inicialização. Por desencargo, habilitei. Acredita que agora o driver tá funcionando corretamente? Mas pode ter sido apenas uma coincidência também. Mas parece que por enquanto, tá funcionando, vou esperar mais alguns dias pra dar um veredito.