Driver nvidia com mau funcionamento no ubuntu 20.04

Boa tarde, Fiz a instalação do ubuntu nesta semana e percebi que os drivers da placa de video nvidia Gforce mx130, não estão funcionando.
Na software & updates está marcada a ultima versão do driver propíetario mas no NVIDIA X Server Settings só aprarece três opicoes de configuração,
e ao rodar o comando nvidia-smi é retornado um erro
nvidia-smi NVIDIA-SMI has failed because it couldn't communicate with the NVIDIA driver. Make sure that the latest NVIDIA driver is installed and running

Ja tentei remover o Driver nouveau e instalar o driver propietario manualmente mas sem sucesso. “Não sei se fiz algo que não devia” enfim se algem da comunidade poder me dar uma ajuda com esse problema ficarei agradecido.

Você instalou usando o terminal ou o gerenciador de driver?
Se foi pelo terminal, recomendo instalar o driver Nouveau, desinstalar tudo da Nvidia, reiniciar e instalar novamente o driver usando o gerenciador.

Se você instalou pelo gerenciador, então verifique se o pacote nvidia-440-dkms está instalado.

Ao instalar pelo terminal, esse pacote não é instalado automaticamente e ele é necessário para que o driver seja executado.

Eu tenho este pacote e mesmo assim tenho o mesmo problema citado acima.
Acham melhor usar o nouveau por enquanto?

A principio instalei pelo gerenciador de driver mas o resultado era esse ai, então fui no synaptic desisntalei o nouveau e reiniciei a máquina e rodei um sudo apt install nvidia-driver-440.
Coloquei o nouveau na blacklist e reiniciei a máquina e o resultado foi o mesmo. Sou novo no linux mas gosto bastante do SO, se tiver mais algumas dicas fico grato. Devo desistelar tudo e instalar de novo pelo gerenciador de driver??

Pelo que vi o nouveau não te entrega o desenpenho total da sua placa, mas se você não joga muito acho que o nouveau da conta do recado.

Você verificou se esse pacote está instalado?

Isso não vai dar certo, pelos motivos que eu expliquei. Não vai instalar todos os pacotes necessários.

eu uso nvidia e ubuntu 20.04 e tive esse problema eu fiz o seguinte
no terminal copia e cola o comando abaixo
sudo apt-get remove --purge ‘^nvidia-.*’
depois reinicia o pc e vai la em software & updates
ai ele vai estar em using X.Org X server ai você muda para using NVIDIA driver … 440 e depois apply changes e reinicia denovo
espero que resolva ai aqui pra mim resolveu

Então, fiz os procedimentos, removi tudo da nvidia que instalei via terminal, reiniciei a maquina usando o nouveau instalei os drivers via gerenciador reiniciei e verifiquei se o nvidia-440-dkms estava instalado, e vi que o mesmo não está instalado. Fiz uma pesquisa no synaptic e ele não encontrou esse pacote, tentei o sudo apt install nvidia-440-dkms e como retorno Unable to locate package nvidia-440-dkms. Tá difício conseguir jogar no ubuntu.

Obrigado pelas dicas, segui seu passo a passo e para minha surprese não obtive sucesso. :cry:

Desculpa, escrevi errado. É nvidia-dkms-440

Se estiver usando Secure Boot, tenta desativá-lo e ai instalar o sistema. Na hora da formatação, marque a opção de instalar driver proprietários, no meu canal tem algumas dicas pra quem usa notebook hibrido.

Obrigado pela dica, ganhou mais um inscrito no seu canal . Desativei o secury boot e instalei o sistema seguindo suas orientações e agora o sistema já reconhece os drivers nvidia com tudo que tem direito. Muito obrigado pelas dicas a todos, obrigado mesmo.

2 Curtidas

Mas, esta é a única solução? Deu o maior trabalho deixar meu ubuntu 20.04 da maneira que está agora.

Não. Provavelmente instalar o pacote que eu falei também resolveria o problema. Eu tenho o Ubuntu instalado em meu notebook (que é híbrido) em modo UEFI e o driver da Nvidia funciona sem problema.

Porém, enquanto eu estava testando a Beta do 20.04, eu tive esse mesmo problema porque havia um bug no pacote instalado pelo Gerenciador de Driver que fazia com que esse pacote “dkms” não fosse instalado automaticamente (e ainda mudava o tipo do Kernel! hahah) (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/focal/+source/ubuntu-meta/+bug/1873867).

2 Curtidas

Apenas para complementar, esse bug parece bem comum. Aconteceu ao instalar o Ubuntu 20.04 LTS no meu notebook (e foi uma instalação limpa). É um Asus S46CB (Core i7 3537U e GT 740M).

Consegui resolver instalando o pacote DKMS, que não estava presente: sudo apt install nvidia-dkms-390.

1 Curtida