Driver Noveau não aciona a ventoinha da placa de video GT-220

Uso Linux desde 1997. A distribuição Mandrake foi a primeira que instalei em um PC de uma loja de CDs que eu era sócio na época. Não sou programador, mas desde aquela época me viro bem. Essa é a primeira vez que preciso procurar ajuda em um fórum para resolver um problema.
Tenho um PC de 2011 que estava rodando Windows 10. De uns tempos para cá começou a ficar extremamente lento. Resolvi instalar o Pop OS! depois de uma bem sucedida troca de OS em um notebook que tenho aqui em casa.
Na instalação funcionou tudo certo, mas um defeito estranho estava ocorrendo. Após 30 minutos ligado o monitor desligava e não voltava mais. Inicialmente pensei ser um problema no Pop. Testei com Zorin e Fedora. Ambos apresentaram o mesmo problema. Resolvi abrir o gabinete para verificar se tinha algo solto, com mau contato, etc. Aparentemente nada. Como tinha bastante poeira resolvi fazer uma limpeza. Liguei e o problema aconteceu novamente.
Instalei um programa de monitoramento e encontrei a temperatura da placa de vídeo muito alta: 92ºC. Defeito encontrado! O fan cooler acoplado a placa estava desligado. Resolvi colocar o HD com Windows 10 novamente e o cooler funcionou. Não era defeito nele.
Minha dúvida então é essa. Como fazer esse ventilador ligar? Alguém já passou por isso?

Mesmo usando uma placa antiga e com o drive nouveau não aconteceu isso comigo, nem sabia que isso poderia acontecer e, caso não tivesse comentado que no Windows está funcionando, falaria que era defeito físico.

Segue essa dica de controlar a velocidade pelo fancontrol, que faz parte do lm_sensors: Controlando a velocidade do ventilador no Linux | Baeldung no Linux.

Aproveitando, vou te pedir que siga esse outro tópico: Como fornecer boas informações, para que possamos entender melhor o seu hardware e quais drivers estão sendo usados.

Brabo em, eu tentaria a dica do @thespation .
E se a fancontrol funcionar coloca a ventoinha na velocidade máxima se o barulho da ventoinha não te incomodar.