Driver não reconhece totalmente (2)

Bem, eu tive esse mesmo problema há 1 mês, no linux mint com uma R9 270X, que pelo que parecia, a placa não era reconhecida nos programas, e quando era, não usava necessariamente a placa, mas sim o processador. Troquei de PC, infelismente não é muito melhor que o outro, mas isso não vem ao caso. Minha placa agora é uma GT 730 de 4Gb. O sistema agora é o Zorin Os, na versão 18. O driver em uso é o Nouevau (Open source). Alguém pode me ajudar? (Talvez eu prefira o driver open source mesmo que seja “pior”, mas qualquer coisa eu uso o proprietário mesmo)

Cpu: I7 870 (1 Geração :pensive_face:)

RAM:16GB

S.O:Zorin Os 18

Fala meu caro, tudo bem? Ficou confuso o que você quer ajuda, e quais programas. Pois se são programas que usam GPU pra gráficos, se o Cabo de video está na GPU, ele vai usar a GPU (Exceto para notebook’s) Mas programas usam os 2 normalmente, CPU para rodar toda a parte logica do software e a GPU para a parte gráfica

2 curtidas

Lembra aquele problema que eu tive no cinnamon, que até você me ajudou? (Driver da placa da AMD, que era pra usar amdgpu ao invés de radeon) estou tento literalmente o mesmo problema, só que com placa NVIDIA.

No Zorin é pra ter um app Software Updater, não lembro em português, procura ele, e verifica qual driver está, não conheço muito de Nvidia, mas acho q placas antigas é bom usar o proprietário

1 curtida

Beleza, vou testar e trago o resultado.

Opa! Ontem não consegui testar, pq eu tava na rua, to testando aqui agora. Aparaceu só um driver 390 proprietário, vou tentar usar ele.

Se não rolar tenta o Driver Nouveau da Nvidia

Acho que é o inverso: Placas antigas vão ser melhor suportadas pelo noveau. Mas reforço sua dica, seria bom ele abrir o gerenciador de driver do Zorin para ver se aparece algo disponivel lá.

Bem, deu certo não, driver proprietário parece até que o sistema nem reconhece a placa. E quando tento atualizar esse driver em específico, da erro. Vou ter que usar esse driver Nouveau mesmo. Porém os programas ainda não reconhecem a placa, e nem a outra GT 730 que eu tava usando os programas reconheciam também…

Tu tinha me recomendado um post que mudava um negocio numa pasta do sistema pra ser reconhecida pelos programas, tem algo semelhante para nvidia?

Especificamente, o que vc quer dizer como sua GPU ser reconhecida pelos programas? Nem todo programa usa explicitamente a GPU. Especificamente que software vc se refere?

Acho que você está confundindo as coisas, já que passou por um caso específico, e até agora eu não entendi o que você quer, já que parece que está tudo certo. Co caso da AMD você tinha 2 drivers Opensource, que acabam “disputando” e era necessario fazer alguma interversão pq os 2 estão no kernel

Na NVidia é totalmente diferente, você esta usando a GPU e o drive Nouveau. Se você quiser instalar outro drive, é o proprietário da Nvidia, e nisto você precisa testar vê qual é o melhor.

Você abriu o LACT, um software para AMD, até tem um suporte para algumas placas Nvidia, mas não para a sua.

Se você quer um painel de controle para a Nvidia, não sei se existe para os drivers opensource, cabe outro post, mas ai sei que no Proprietario tem.

Entendo. porém vou usar o driver nouveau mesmo, já que o proprietário fica todo bugado. Mais ainda assim alguns programas não reconhcem ela.

Sem humilhação por favor. tem um cliente do roblox que nao pega a GPU, além do Cpu X também não mostrar muitos detalhes. como versão vulkcan e OpenCL.

Captura de tela de 2025-10-27 17-55-35

Troquei pra uma GT 730 pra maior compatibilidade, ainda o mesmo problema, talvez tenha que definir como único driver no sistema? Apagar todos os outros?

Amigo, desculpa se eu parecer rude, mas você não está com um problema de definição de drive!!!

Você testou o drive proprietário? Qual é o seu real problema?

Testei, ele fica com uma resolução toda bugada (600x400, algo assim), e as vezes nem no sistema da boot. a renderização é feita no software. o real problema é o mesmo que eu tive no mint, de os programas não reconhecerem totalmente a placa de vídeo. o mesmo problema que tive com a R9 270x no cinnamon, porém agora em uma Nvidia (no geral, qualquer que eu coloque aqui da isso) e no Zorin. provável o S.O não mudar em nada, mas o hardware é diferente, apenas isso.

Ok, acho que você ainda não entendeu, vou começar com o ponto chave,

O Drive Nouveau, aparentemente, não é um drive bom para jogos, para uso geral ele é bom, mas realmente para jogos não vai funcionar bem. O Driver proprietário pelo jeito está ruim mesmo pq sua placa é antiga e a Nvidia não lança mais drivers para ela. Não há problemas em reconhecer, apenas não funciona.

Quando você teve problema com a AMD, o negócio é outro, Pq você tem 2 drivers Open-source e precisava escolher entre eles, essas placas AMD com 2 drivers são exceções, por isto você precisava informar um parâmetro no Kernel para decidir qual driver seria usado.

Agora você tem 1 driver open source e 1 proprietário, NVidia, que é um caso mais normal, e tem ferramentas fáceis para você escolher qual drive usar, você testou os 2 e é isto.

Perdão se pareci rude novamente, mas estou tentando explicar isto pra ti a um tempo.

2 curtidas

Então o problema não é o driver. Mas como posso resolver esse problema dos softwares “Não reconhecerem a placa” uma vez que o driver não é o problema?

Quais softwares?