Driver grafico do AMD A6 7480

Olá meu povo que me ajuda a solucionar poblemas cabulosos. Eu montei um PC e fui instalar o Bodhi 6.0, (Ubuntu 20.04), instalou tudo certinho, mais porem tudo rodando via renderização de soft (llvmpipe), ai fui instalar o drive de video da amd, instalei, reniciei o PC e: TELA PRETA, não inicia de jeito nehum amenos que eu adicione o argumento nomodeset ao grub, (ai desliga o drive AMDGPU), e consigo rodar o sistema de boa, tentei rodar também o proprio Ubuntu 20.04 no caso dele, deu tela preta ao iniciar livecd, já revirei a web de cima a baixo e nada já testei coisas como:

• Adicionar amdgpu.dc=0.
  • Instalar os drivers rocm.

Até agora nada, o processador é um AMD A6 7480, posso estar fazendo algo errado já que não estou acostumado com os drivers amd, alguem tem ideia do que poderia estar acontecendo?

Os drivers de vídeo da AMD são embutidos no Kernel. Para que instalar o proprietário, se é que existe? O mais próximo que acha-se é do A6-7400K e só oferce suporte até o Ubuntu 14.04

1 curtida

@JG22, Eu instalei os proprietario pois os OpenSource estavam rodando apenas em llvmpipe (Renderização por Software), causando percas absurdas de desempenho.
Ex: Gamezinho que roda a 60 vai rodar a 1fps.

Isso pode resolver

A série A dos FM2 tem alguns modelos que tem vulkan(como seu caso)
Aproveite essa R5 Graphics

2 curtidas

@ruanelivelton18 Testei isso, porem até agora nada de funcionar como deveria. ;-;

1 curtida

Amigo, pra quem tem VGA antiga resta aceitar usar driver legado Radeon ou ter sorte da VGA suportar o amdgpu que vem no kernel. Caso contrário é comprar um vga mais atual.

Em alternativa vc pode tentar ativar o suporte ao driver amdgpu para vgas Southern Islands e Sea Islands e ver se é compatível com sua VGA, bastando adicionar no grub os argumentos:

radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1
1 curtida

@Tallescg Como dito acima ao ruan, isso acabou não funcionando, você teria ideia qual a utima versão do kernel que suporta esse Grafico integrado?

1 curtida

Muito antigo amigo, usei o código que te passei quando usava Ubuntu 16, e meu notebook tinha uma hibrida Intel+AMD HD8500 (Southern Islands HAINAN), Passei muito tempo testando keneis pra usar o AMDGPU-PRO e nada, até que surgiu essa possibilidade no amdgpu que já vem no kernel. Infelizmente, pra VGA que não suportam amdgpu, a solução é usar o radeon mesmo.

1 curtida

@Tallescg | Revivendo novamente esse tropico kkkkk, baixei o ubuntu 16.04 (sou louco a esse nivel), continua com pela preta mesmo com os argumentos (avisando para os que quiserem testar futuramente), em quando você diz VGA no post acima você esta dizendo sobre: (Cabo+Monitor caso for isso consigo um HDMI e um monitor com supporte a HDMI) ou o video integrado do processador. (perdoe-me por não entender a referencia).

VGA=video graphics adapter = Placa de video.

1 curtida