Driver de vídeo causando travamentos de áudio e vídeo no computador

Meu pc fica dando umas travadas aleatórias do nada (áudio e vídeo), e tipo, já fiz todo tipo de verificação, limpeza, varredura e deu tudo ok, o único problema é o driver da placa de vídeo (1050ti), que quando eu desabilito ele, o PC fica normal… Aí reinstalei o driver e nada, instalei versão antiga… Nada também. Aí resolvi apelar pro milagroso DDU e instalar a versão de Studio, nada novamente…
Essa zorra tá bugando minha mente já, pq se o problema tá no driver, essas tentativas que eu fiz já deveriam ter resolvido. Eu desconfio de um possível conflito de driver, mas tbm n tem nexo pq até semana passada o PC tava funcionando lisinho, a única coisa que instalei de lá pra cá foi o app do Xbox, pra assinar o gamepass… E sim, já desinstalei ele e o problema continua.

Detalhes:
Windows 10
GTX 1050ti 4gb VRAM
8Gb RAM DDR3
Versão do driver: 30.0.15.1296

O seu problema ta bem longe de ser o software
Recomendo levar a 1050ti pra uma assistência técnica de confiança
Alias por descargo de consciência formate o sistema do zero e faça o teste com o driver original da placa

Qual a configuração completa do computador? Incluindo o modelo exato da fonte de alimentação.

Mas se o problema é o hardware… Por que o PC fica de boa quando desabilito o driver?

I5 2500K
Gtx 1050 ti 4gb VRAM
8Gb de RAM DDR3 1600Mhz
Corsair CX650
DH61BR

O fato do computador funcionar corretamente sem o driver não significa que o hardware está bom… Falhas na BIOS da placa de vídeo, bem como problemas na solda (entre a GPU e o PCB ou dentro da própria GPU) ou na GPU podem possibilitar o funcionamento, mas não o reconhecimento ou a execução de funções do driver.

Eu mesmo tenho uma antiga GTX 760 2GB Gigabyte Windforce aqui, com defeito na GPU. Ela funciona normalmente até o momento de instalar o driver, quando deixa de dar vídeo…

Esse seu problema pode ter muitas causas. Sua fonte é boa. Ela está ligada direto na tomada?

1 curtida

Sim, a fonte é boa… Como citei é uma CX650, tem potência de sobra pro meu setup. Ela tá ligada num filtro de linha, mas tentei ligar direto na parede pra ver se mudava o resultado, mas continuou a mesma coisa.

Tô vendo que vou ter que levar num técnico mesmo, aparentemente na parte de software já não tem muita coisa que eu possa fazer.

Acho que vale tentar uma formatação antes de levar ao técnico. :wink:

Talvez tentar com outro sistema?

Lembrei de outra coisa: placas-mãe H61 são conhecidas por terem problemas para reconhecer placas de vídeo modernas. A sua BIOS está atualizada? É improvável ser isso, já que estava funcionando normalmente, mas vai que…

2 curtidas

O tenso é que já formatei o PC recentemente, e eu uso ele pra pessoal e trabalho, então já imagina como é demorado o processo antes e depois de formatar… Mas enfim, tô usando o PC sem a placa de vídeo, pois ela parou total depois que retirei pra uma limpeza superficial. Depois vou passar um limpa contato e se não resolver, testar em outra placa mãe

Só pra marcar como solucionado:

O problema aparentemente estava na saída HDMI, testei um adaptador na saída DVI e agora tá tudo funcionando normalmente…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.