Confira o post completo no blog: Driver AMD-SFH para CPUs Ryzen é adiado mais uma vez - Diolinux
O lançamento do driver AMD-SFH, responsável por fazer funcionar sensores de giroscópio, acelerômetro e algumas outras funcionalidades em notebooks equipados com CPUs Ryzen deverá chegar apenas no Kernel Linux 5.8.
Por qual motivo?
Acho isso muito chato!
pq já não mandam para todos os kernels?
Segundo o que está no artigo: “problemas que foram recentemente encontrados no código fonte custarão algum tempo para serem resolvidos”.
Cada versão do Kernel possui uma data de “congelamento”. Assim como as fixed releases como o Ubuntu também possuem.
A partir dessa data eles passam a trabalhar com todos os softwares nas versões em que estão naquele momento para fazer com que o Kernel fique 100% estável. Adicionar um software novo em após a data de congelamento do Kernel poderia desestabilizar o software como um todo. Por isso os novos softwares serão sempre adicionados à próxima versão do Kernel, desde que não tenha passado a data de congelamento para aquela versão. E isso vale para os sistemas como o Ubuntu também.
Por isso o Ubuntu não possui todas as versões mais recentes dos softwares como possuem as distros Rolling Release (vide Manjaro). Porque eles pegam todos os softwares nas versões em que estão na data de congelamento, e trabalham para estabilizar e otimizar o sistema com aqueles softwares naquelas versões. O mesmo vale para o Kernel.
Obrigado por retirar minhas duvidas!
Outras pessoas não fariam isso, pois achariam que eu estaria brincando.