Olá pessoal,estou tentando instala um pacote .deb no linux debian xfce e quando executo o camando do dpkg aparece a seguinte mensagem de erro:
dpkg: aviso: ‘ldconfig’ não foi encontrado em PATH ou não é executável
dpkg: aviso: ‘start-stop-daemon’ não foi encontrado em PATH ou não é executável
dpkg: erro: 2 programas esperados não foram encontrados em PATH ou não são executáveis
Nota: a PATH do root normalmente deve conter /usr/local/sbin, /usr/sbin e /sbin
como posso estar resolvendo isso?
Entao o export nao funciono e a saida e a seguinte:
/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/local/games:/usr/games
sudo export PATH=$PATH:/sbin:/usr/sbin:/usr/local/sbin
Teoricamente tem que funcionar pois só faltam os diretórios administrativos nas variáveis.
Ajudaria saber qual é o pacote que você está tentando instalar, porque ele pode estar gerando conflito ou estar com problemas de dependências.
Outro pronto, qual é a versão do Debian?
é o debian 10 e é um pacote do proprio package do debian é o inkscape
fiz que nem voce falo mas continua a mesma coisa
Cole a saída do seu comando
env | grep $PATH
Assim dá para saber quais caminhos estão configurados.
PATH=/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/local/games:/usr/games:/usr/bin:/usr/sbin:/usr/local/bin:/usr/local/sbin
Até onde me recordo o inkscape existe nos repositórios do Debian, então bastaria executar um:
“apt install inkscape”
Mas, se você baixou um pacote da Internet e está tentando instalar na unha verifique se está usando:
“dpkg -i pacote.deb”
Em se tratando do dpkg, é possível que seu problema esteja relacionado à outro pacote que está quebrado e não necessariamente ao que você está tentando instalar. Execute um “apt dist-upgrade - s” e veja se o sistema te indica algum erro.
Normalmente é para funcionar, experimente encerrar a sessão ou abrir outro terminal para que as variáveis sejam lidas.
entao nao apareceu nenhum erro e essa sintaxe do dpkg que to usando mesmo
esta mesma coisa que antes
Não estou próximo ao PC no momento para fazer testes, o que nosso tio Google fala sobre sua mensagem de erro?
ele diz para mecher em uns lugares que eu ja testei funciona mas depois volta tudo da errado denovo e tipo provisorio nao resolve o problema de vez
Aqui tá de boas, talvez algum erro de digitação
entao arrumei e agora deu isso
Erro, pkgProblemResolver::Resolve gerou falhas, isto pode ser causado por pacotes mantidos (hold).
cara como tiro isso do path
desculpa eu tava dando CTRL+C CTRL+V e tava dando errado eu digitei e deu certo mas eu adicionei sem querer usr/share/aplications no path e deu otro erro
Saia da sessão e entre novamente,(terminal ou desktop) essa alteração não é definitiva.