Download misterioso no meu sistema

Olá!
Uso o Ubuntu 19.04 e as vezes logo depois do sistema iniciar, pelo Conky vejo que um download é iniciado, as vezes de 5MB, mas as vezes ultrapassa os 100MB.
As atualizações não estão marcadas para atualizarem automaticamente.
O que seria esse download? Como faço para saber qual programa está fazendo este download (acho que pelo terminal)?

Obrigado

2 curtidas

Olá Ito, bem vindo ao fórum. Bom, recomendo dois programas: o Wireshark caso queira ver por interface gráfica e o tcpdump que funciona pelo terminal. Vocẽ escolhe. :slight_smile:

2 curtidas

eu aconselho formatar a máquina, para resolver!

é bem mais prático e gasta menos tempo do que ficar tento procurar qual processo está causando isso!

wireshark é um excelente programa, mais dá muito trabalho, formata de uma vez!
isso elimina qualquer problema.

2 curtidas

Acabei de descobri mais um programa aqui no fórum (WIRESHARK). Vou já fuçar a loja de aplicativos do Mint pra vê se acho ele! :grin:
Valeu galera!!!

2 curtidas

ok! vou tentar com o wireshark e ver se descubro.

obrigado

1 curtida

vou tentar a dica do flv1o primeiro, mas mesmo assim valeu!

obrigado

1 curtida

as vezes corta o mal pela raiz ea melhor opçao kkkkkk

tem, mais trava kkkkkk

1 curtida

Formatar toda vez que você tiver um problema nunca vai fazer com que você aprenda, por exemplo: quando o pneu do meu carro fura eu não compro outro carro.

3 curtidas

Unica coisa que levei um susto assim foi aparecer um icone do internet explorer no meu gnome (tem haver com a steam).

Olá @Ito, tudo bem contigo?

O Ubuntu assim como várias outras distribuições verificam se existem atualizações à cada inicialização ( ou de acordo com o que você configurou no sistema) e o volume de dados nessa verificação pode variar de acordo com a quantidade de pacotes que foram atualizados nos repositórios.

Se você adicionou repostitórios de terceiros, flatpak/snap, etc, essa situação tende a ser ainda mais visível. Programas como Steam, Skype e Spotify também fazem conexões frequentes para buscar informações online.

Então, faça seus testes e tire suas dúvidas, mas dificilmente sua situação será um problema. :slight_smile:

1 curtida

Bom, quando utilizei o Linux Mint isso ocorria diversas vezes…e cheguei a conclusão que os “culpados” eram os Snaps e Flatpaks, que estavam configurados para checar as atualizações logo após iniciar o sistema.

Desabilite essa busca por atualizações dos Snaps e Flatpaks e veja se resolve. Resolvendo, fica a seu critério se deixa assim e faz manualmente ou atrasa um pouco essa verificação, ai vai do seu gosto/necessidade.

Se desabilitar a busca por atualizações do flatpak, como é que se faz manualmente?

Aqui eu faço com o comando: flatpak update

Já os Snaps é com o comando: snap refresh

2 curtidas

Podem ser duas coisas:

A verificação do GNOME Software ou apt por atualizações, 5 Megas, dependendo de como esteja configurado, pode ser uma nova lita de repositórios.

Se você usa Snaps, pode ser snaps atualizando automaticamente.

Att

3 curtidas

Pois é, talvez seja isso, também tenho repositórios de terceiros, Snaps, Steam e Skype como o eddiecsilva e o AraujoCarlosEdu falaram. Instalei o Whireshark aqui, mas preciso esperar acontecer de novo para ver o que é, já que não é sempre que acontece.
E para não poluir muito o fórum gostaria de dar um agradecimento geral pelas dicas.

Obrigado a todos.

1 curtida