Olá!
Uso o Ubuntu 19.04 e as vezes logo depois do sistema iniciar, pelo Conky vejo que um download é iniciado, as vezes de 5MB, mas as vezes ultrapassa os 100MB.
As atualizações não estão marcadas para atualizarem automaticamente.
O que seria esse download? Como faço para saber qual programa está fazendo este download (acho que pelo terminal)?
Olá Ito, bem vindo ao fórum. Bom, recomendo dois programas: o Wireshark caso queira ver por interface gráfica e o tcpdump que funciona pelo terminal. Vocẽ escolhe.
Formatar toda vez que você tiver um problema nunca vai fazer com que você aprenda, por exemplo: quando o pneu do meu carro fura eu não compro outro carro.
O Ubuntu assim como várias outras distribuições verificam se existem atualizações à cada inicialização ( ou de acordo com o que você configurou no sistema) e o volume de dados nessa verificação pode variar de acordo com a quantidade de pacotes que foram atualizados nos repositórios.
Se você adicionou repostitórios de terceiros, flatpak/snap, etc, essa situação tende a ser ainda mais visível. Programas como Steam, Skype e Spotify também fazem conexões frequentes para buscar informações online.
Então, faça seus testes e tire suas dúvidas, mas dificilmente sua situação será um problema.
Bom, quando utilizei o Linux Mint isso ocorria diversas vezes…e cheguei a conclusão que os “culpados” eram os Snaps e Flatpaks, que estavam configurados para checar as atualizações logo após iniciar o sistema.
Desabilite essa busca por atualizações dos Snaps e Flatpaks e veja se resolve. Resolvendo, fica a seu critério se deixa assim e faz manualmente ou atrasa um pouco essa verificação, ai vai do seu gosto/necessidade.
Pois é, talvez seja isso, também tenho repositórios de terceiros, Snaps, Steam e Skype como o eddiecsilva e o AraujoCarlosEdu falaram. Instalei o Whireshark aqui, mas preciso esperar acontecer de novo para ver o que é, já que não é sempre que acontece.
E para não poluir muito o fórum gostaria de dar um agradecimento geral pelas dicas.