Estou usando o Pop!_OS 22.04 LTS já faz um tempinho e só agora percebi uma coisa. Através do App “Central de Missões” (flatpak) percebi que a GPU não está sendo detectada.
E sim, eu já havia instalado o Pop!_OS com drivers Nvidia. Mas a resolução ficava presa no 800x600 e não tinha como mudar. No fim, fui obrigado a instalar a versão padrão (AMD) para definir a resolução para 1920x1080.
Sua placa de vídeo não é suportada pela versão mais recente do driver da Nvidia, que é instalada por padrão com a .iso “Nvidia” do Pop!_OS. Por isso não funcionou.
Essa placa, de arquitetura Fermi, é bem antiga e só suporta até a versão 390 do driver proprietário da Nvidia, que tem sido cada vez mais abandonada pelas distros, tendo em vista que apresenta crescentes erros de compilação com versões mais recentes do kernel. Em distros que atualizam o kernel mais agressivamente, como o Pop!_OS, isso é uma bela receita para ter problemas.
A solução é usar o driver open source Nouveau mesmo, como você já está usando.
o driver do kernel inclusive vai te dar mais desempenho e compatibilidade que o driver proprietario, não tem pq mudar em uma placa que serve somente como adaptador de video