Olá, pessoal!
Estou com um problema com um dongle para controle de Xbox que comprei no AliExpress (link abaixo). Ele funciona perfeitamente no Windows, mas não acende o LED no meu Pop!_OS 22.04 LTS, indicando que não está ativo. Aparentemente, o dongle entra em um loop de “conectar e desconectar” que impede o funcionamento.
Já tentei diversas soluções de software sem sucesso. Gostaria de saber se alguém da comunidade já enfrentou um problema semelhante com dongles de terceiros e se há alguma solução que não seja a troca do hardware.
Link do Dongle:
https://pt.aliexpress.com/item/1005008848704576.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.9.2350caa42uiLv0&gatewayAdapt=glo2bra
Diagnóstico e Passos Seguidos
Inicialmente, o diagnóstico via dmesg mostrou que o dongle (ID 045e:02e6) era detectado, mas se desconectava repetidamente. Isso é um clássico “connect/disconnect loop” no kernel do Linux.
Para tentar resolver isso, segui os seguintes passos:
-
Tentativa 1:
xboxdrv- Verificado que o
xboxdrvjá estava instalado. - O problema persistiu, pois o driver não conseguia “se agarrar” ao dispositivo por causa da instabilidade.
- Verificado que o
-
Tentativa 2: Driver
xone- Tentei instalar o driver
xone, mas a compilação falhou com um erro de incompatibilidade de ponteiro com a versão do meu kernel (6.12.10-76061203). - A branch
dkmsdo projeto foi removida, impedindo uma instalação alternativa.
- Tentei instalar o driver
-
Tentativa 3: Driver
xpadneo- Instalei com sucesso o
xpadneo(que se mostrou compatível com o meu kernel). - O terminal confirmou a instalação, mas o dongle continuou com o “connect/disconnect loop”.
- Tentei manualmente criar e habilitar o serviço do
xpadneo, mas o dongle não se estabilizou. O LED não acendeu e o pareamento manual falhou.
- Instalei com sucesso o
Conclusão e Dúvida
Com base nos diagnósticos, a conclusão é que o problema não é a falta de um driver. O kernel do Linux não consegue manter o dongle funcionando por causa de uma incompatibilidade fundamental no firmware do dispositivo de terceiros. A estabilidade de energia e a inicialização da comunicação parecem depender de um driver de baixo nível que só o Windows possui.
Alguém já conseguiu fazer um dongle de terceiros funcionar em uma situação parecida? Existe alguma configuração de kernel ou outra solução que eu não tenha tentado? Agradeço qualquer ajuda!