Dongle para teclado bluetooth: sugestão?

Olá,

Possuo o teclado Keychron K1 V4, ele não possui dongle. Eu gostaria de saber se é possível eu comprar um dongle para justamente eu parear o teclado nele assim ele se conectaria tão rápido como o meu mouse da logitech faz.

Pesquisando conheci um da Ugreen e da Orico mas pelo que entendi são para prover conectividade bluetooth quando o computador não tiver.

Aproveito pra perguntar se por dongle ele ativa o dispositivo assim que o computador inicializa

1 curtida

Olá @williamcardoso tudo bem contigo?

Se o fabricante do teclado (ou qualquer outro periférico) não inclui um dongle específico é porque se espera que ele seja usado com um adaptador genérico mesmo. Eu tenho usado este adaptador da Orico e não tenho queixas, apesar de precisar instalar o driver dele manualmente.

Esse comportamento depende da interface gráfica ou do serviço que você estiver usando, no Debian Sid que eu uso, geralmente quando sobe a pilha gráfica, meu headset já se conecta na mesma hora. Também notei que meu celular é pareado na tela de login na maioria das vezes.

:vulcan_salute:

1 curtida

Muito obrigado pela resposta.

Uma dúvida. Teclados com dongle eles ficam utilizáveis logo ao inicializar o sistema? Digo, na tela de boot, por exemplo. Ou apenas via cabo?

Não, porque a maioria deles usa ou bluetooth, ou um tipo de conexão similar a wifi, e ambos os casos dependem do serviço estar inicializado. Já ouvi falar de placas-mãe que possibilitam usar teclado bluetooth na BIOS, mas nunca encontrei uma.

2 curtidas

Por dongle, durante a inicialização ele não vai se conectar. Mas na tela de login do sistema, é capaz que já se conecte. Eu uso um mouse da logitech multidevices e no meu linux eu uso o dongle. Assim que abre a tela de login, eu já consigo usar o mouse. Eu nunca senti delay ou algo do tipo. Me passa a sensação de ser por fio. Mas durante a inicialização da bios, eu nunca vi funcionar e nem conheço as bios que permitem isso.

1 curtida

Estou usando há 4 dias um mouse com dongle próprio (review no canal em breve) e ele se conecta segundo após a interface gráfica subir. Ao menos este modelo que estou usando não tem nenhum tipo de delay na conexão.

1 curtida

A minha questão com o dongle fui justamente após meu pai falar que o teclado dele (um da logitech, mas eu nao gostei do modelo) justamente se conectar logo no boot. Podendo assim acessar bios e etc com o teclado sem precisar conecta-lo via cabo

1 curtida