Dongle Bluetooh 5.0 no Ubuntu ou ZorinOs

Caros colegas.

Eu estou com uma dúvida referente a tecnologia bluetooth e gostaria de pedir uma opinião à comunidade para ver se meu pensamento faz sentido.

Eu tenho um notebook Acer com bluetooth 4.1, tento instalado atualmente o ZorinOs, mas antes era o Ubuntu. Conecto a ele um teclado bluetooth da Goldentec, o GT T1. Junto também, uma caixa de som Goldentec GT Spire 2. Eu percebo que, com a caixa de som eu não tenho informações de energia dela e com o teclado se eu passar pouco tempo sem uso, ele desconecta e demora alguns segundos para reconectar.

A caixa de som sei que usa bluetooth 4.2, mas o teclado não sei.

Pergunto: o fato do meu notebook usar bluetooth 4.1 e possivelmente meus dispositivos usarem 4.2 ou superior, explica esse problema de desconexão e falta de algumas informações e funções dos dispositivos ou estou equivocado?

Realizei uma pesquisa aqui no forum e vi muitos tópicos sobre problemas com bluetooth. As distros liinux não se dão bem com o Bluetooth?

Um dongle 4.2 ou 5.0 poderia me dar mais estabilidade com uma conexão simultânea com vários dispositivos (ainda tenho fones, controle) ou seria exagero?

Grato pela atenção de todos.

2 curtidas
2 curtidas

Já tinha assistido. Dio usou um dongle 4.0. O bluetooth nativo do meu notebook é 4.1, ainda sim tenho alguns problemas com desconexão e até o encerramento do processo.

Mas obrigado pela ajuda.

Olá @Kelvin tudo beleza?

Esse comportamento de desconexão é natural de equipamentos bluetooth e o motivo é a economia de energia. Em alguns aparelhos é possível mexer nestas configurações. Sobre não exibir o quanto resta de carga, realmente pode ser uma limitação de drivers.

Se a desconexão ocorre com muita frequência, existe a chance de alguma coisa estar interferindo na conexão, sugiro pesquisar sobre isso. No mais, não me parece que mudar o adaptador deve interferir nestas situações que você citou.

:vulcan_salute:

3 curtidas

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=236479

Dá uma conferida nesse parâmetro btusb.enable_autosuspend=n como indicado no site acima. Talvez ajude.

https://wiki.archlinux.org/index.php/bluetooth

2 curtidas

Eu te agradeço demais por essa dica. Eu confesso que demorei a entender o que era.

Mas pesquisando e lendo as coisas dos links que você mandou, eu achei outra possível solução.

Que é mudar o IdleTimeout dentro de /etc/bluetooth/input.conf. Lá está comentado e eu segui a recomendação de 30min. Aparentemente tem dado certo. Não cheguei a contabilizar, mas irei fazer um teste mais rigoroso e posto o resultado. Dependendo, eu quero ver a opção que você sugeriu e outro tempo. Mas sua dica foi de muita importância. Obrigado.

1 curtida

Eu devia ter explicado melhor. Peço desculpas. O comando que eu indiquei desabilita a suspensão da conexão entre os dispositivos no Bluetooth. Essa interrupção é para a economia de energia no Bluetooth. Foi isso que eu entendi em relação ao parâmetro. O comando que você fez aumenta o prazo para a realização do comando de suspensão. Se não existir nenhuma troca de dados entre os dispositivos por trinta minutos, ele suspenderá a conexão entre eles. O problema é que depois disso a conexão deveria voltar, mas no seu caso, ela fica bloqueada.

Bem, depois de muito tempo, não deu muito certo as opções.
A conexão não volta em alguns casos e isso me frustou muito.
Testei outras distros e me parece que o fedora34 tem uma estabilidade bem melhor. Meu teclado volta a se conectar mais rápido, mas ainda sim é bem diferente do windows. Acho que acabei me acostumando. Falta só testar um dongle 5.0, mas não estou achando um aqui pela minha cidade.

Obrigado a todos pela colaboração e me desculpem pela longa falta de retorno.

Como encerro o tópico?

@eddiecsilva fecha o tópico para o OP, meu bom?

1 curtida