Eu estou com uma dúvida referente a tecnologia bluetooth e gostaria de pedir uma opinião à comunidade para ver se meu pensamento faz sentido.
Eu tenho um notebook Acer com bluetooth 4.1, tento instalado atualmente o ZorinOs, mas antes era o Ubuntu. Conecto a ele um teclado bluetooth da Goldentec, o GT T1. Junto também, uma caixa de som Goldentec GT Spire 2. Eu percebo que, com a caixa de som eu não tenho informações de energia dela e com o teclado se eu passar pouco tempo sem uso, ele desconecta e demora alguns segundos para reconectar.
A caixa de som sei que usa bluetooth 4.2, mas o teclado não sei.
Pergunto: o fato do meu notebook usar bluetooth 4.1 e possivelmente meus dispositivos usarem 4.2 ou superior, explica esse problema de desconexão e falta de algumas informações e funções dos dispositivos ou estou equivocado?
Realizei uma pesquisa aqui no forum e vi muitos tópicos sobre problemas com bluetooth. As distros liinux não se dão bem com o Bluetooth?
Um dongle 4.2 ou 5.0 poderia me dar mais estabilidade com uma conexão simultânea com vários dispositivos (ainda tenho fones, controle) ou seria exagero?
Já tinha assistido. Dio usou um dongle 4.0. O bluetooth nativo do meu notebook é 4.1, ainda sim tenho alguns problemas com desconexão e até o encerramento do processo.
Esse comportamento de desconexão é natural de equipamentos bluetooth e o motivo é a economia de energia. Em alguns aparelhos é possível mexer nestas configurações. Sobre não exibir o quanto resta de carga, realmente pode ser uma limitação de drivers.
Se a desconexão ocorre com muita frequência, existe a chance de alguma coisa estar interferindo na conexão, sugiro pesquisar sobre isso. No mais, não me parece que mudar o adaptador deve interferir nestas situações que você citou.
Eu te agradeço demais por essa dica. Eu confesso que demorei a entender o que era.
Mas pesquisando e lendo as coisas dos links que você mandou, eu achei outra possível solução.
Que é mudar o IdleTimeout dentro de /etc/bluetooth/input.conf. Lá está comentado e eu segui a recomendação de 30min. Aparentemente tem dado certo. Não cheguei a contabilizar, mas irei fazer um teste mais rigoroso e posto o resultado. Dependendo, eu quero ver a opção que você sugeriu e outro tempo. Mas sua dica foi de muita importância. Obrigado.
Eu devia ter explicado melhor. Peço desculpas. O comando que eu indiquei desabilita a suspensão da conexão entre os dispositivos no Bluetooth. Essa interrupção é para a economia de energia no Bluetooth. Foi isso que eu entendi em relação ao parâmetro. O comando que você fez aumenta o prazo para a realização do comando de suspensão. Se não existir nenhuma troca de dados entre os dispositivos por trinta minutos, ele suspenderá a conexão entre eles. O problema é que depois disso a conexão deveria voltar, mas no seu caso, ela fica bloqueada.
Bem, depois de muito tempo, não deu muito certo as opções.
A conexão não volta em alguns casos e isso me frustou muito.
Testei outras distros e me parece que o fedora34 tem uma estabilidade bem melhor. Meu teclado volta a se conectar mais rápido, mas ainda sim é bem diferente do windows. Acho que acabei me acostumando. Falta só testar um dongle 5.0, mas não estou achando um aqui pela minha cidade.
Obrigado a todos pela colaboração e me desculpem pela longa falta de retorno.