Domínio do Active Directory do Windows server para Samba 4

Olá a todos!

Sou novo por aqui então se não estiver criando este tópico da maneira correta já peço desculpas!

A situação é a seguinte, eu tenho experiencia com windows server, porém estou migrando para Linux em diversos clientes e pretendo mudar todos servers que mexo atualmente para o mesmo, porém já tenho o AD do windows server nesses clientes, como posso migrar isso para o Samba? o samba é a forma correta?
vou precisar criar o Domínio do zero?

Outra duvida é existe um cliente q roda em WTS e essa aplicação só roda em windows, porém quero deixar o domínio e servidor de arquivos com o Linux, nesse caso eu consigo colocar os usuários para logar no windows server pelo domínio que esta no Linux?

EX: eu tenho o usuário 1 no domínio Samba, esse usuário vai lugar em um servidor com windows server, pro windows server reconhecer que esse usuário esta no domínio eu devo fazer alguma coisa?
ou só colocar o windows server no domínio do samba no caso e já era?

Será que ficou meio confuso?
kkkkkk

1 Curtida

Bom dia
Para a primeira questão:
Pode ser feito. Alguns recursos para quem usa Windows Server com AD ficarão de fora. O que acha de manter um Windows Server como Master e um Samba 4 como Slave (recomendo usar um Zentyal para isso, mais prático para quem ainda não tem experiência com Linux e Samba).
Não precisa criar o domínio do zero, se mesmo assim resolver matar Windows Server de vez, mas nesse caso, recomendo um Samba 4 do zero, configurado como Slave e depois tranforma-lo em Master ja com os dados migrados do Windows Server, não esqueça de verificar o Sysvol.

Sobre Fileserver, trabalhei com Windows Server como AD e um Fileserver Linux incluso no domínio e configurado com os compartilhamentos sem maiores problemas. Controle de permissões e tudo mais redondo (para o meu ambiente, claro), usei tanto Samba 3 como Samba 4 (recomendo o Samba 4).

Qualquer duvida, pode me procurar.

Abs

2 Curtidas

Complementando as dicas do Dredd, sugiro que você monte um ambiente virtual e faça testes antes de colocar “o bloco na rua”. Já fiz algumas migrações de Windows Server para Linux e 99% das vezes que ocorreram problemas foi porque alguém pensou “nem precisa testar isso, certeza que vai funcionar”.

Faça exaustivos testes e quando achar que está redondo, teste novamente.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Olá, muito obrigado pela resposta!

Eu resolvi fazer o domínio do zero, formatei o server com Windows e só deixei o WTS nele, mas tive que fazer um curso pra aprender mexer no samba!
kkkkkkkkkkk

Só uma observação, eu trabalho com Windows Server faz um tempo e estou deixando ele de lado, só deixei o WTS porque a aplicação não roda no Linux de nenhuma forma, porém se não fosse isso deixava tudo com Linux!

A velocidade é muito maior, não tive mais problemas com vírus é outro mundo, só encontro dificuldades por já estar acostumado com Microsoft.

1 Curtida

Existe uma distro chamada UCS onde você terá uma implementação mais simplificada do Samba, e conforme os colegas citou, inicialmente será necessário instala-lo como Slave, para no futuro migrar para Master. Dá uma olhada nesses vídeos para conhecer a distro e veja se te atende:

Segue os link
É do wiki do Arch, mas serve para ver as configuracões

https://wiki.archlinux.org/index.php/Active_Directory_integration
https://wiki.archlinux.org/index.php/Samba/Active_Directory_domain_controller

Do gentoo
https://wiki.gentoo.org/wiki/Samba/Active_Directory_Guide

Boa leitura :+1: