Dolphin cria arquivos a partir da pasta Modelos

Instalei o Kubuntu 19.10 recentemente para teste.

Criei um modelo de arquivo para meus projetos do trabalho no WPS e salvei na pasta Modelos da minha /home.

Ao pedir para criar novo documento, o Dolphin não apresenta a opção de criar meu modelo.

Fiz o teste com outros tipos de arquivo, no Gimp e Libre office, e ocorre o mesmo problema.

Fiz outro teste e instalei o Thunar. Nele está funcionando normalmente.

Já desinstalei e reinstalei o Dolphin. Já apaguei os arquivos da pasta.conf, e nada surtiu efeito.

A única coisa que funcionou no Dolphin foi criar um arquivo .desktop no /usr/share/templates com as informações. Mas para uso no dia a dia isso não seria muito viável.

Já estou alguns dias procurando alguma solução, mas nenhuma sem efeito.

A título de uso no dia a dia, poderia usar o THunar tranquilamente. mas a título de aprendizagem, gostaria de entender qual poderia ser o problema e como solucionar.

Você também pode jogar esses .desktop na pasta /home/vc/.local/share/templates ou mesmo na /home/vc/templates.

Infelizmente o único esquema suportado pelo Dolphin é esse, o do .desktop nessas pastas. Até tentaram implantar esse esquema dos ambientes GTK, mas isso entrava em conflito com esse esquema mais antigo dos .desktop.

1 curtida

Não funcionou colocando o .desktop nessas pastas. precisar mudar alguma questão de permissão?

Mas de qualquer forma, só de saber que o Dolphin que não suporta, já resolveu meu problema.

Vou criar um script para criar esses .desktop no /usr…

Obrigado!!!