Dois perfis Google Chrome

Olá!

Eu tenho 2 perfis do Google Chrome (um para uso de “lazer” e outro para estudos…)
No Windows, tenho 2 icones na barra de tarefas, e assim posso abrir o que quiser.
No Manjaro, apenas tenho 1, e nunca sei qual é que vai abrir…
O que posso fazer?

Obrigado :slight_smile:

Uso assim também. É um pouco trabalhoso, mas fácil.
Você pode criar arquivos “.desktop” no seu “~/.local/share/applications”
No meu caso, tenho dois perfis, como você. O segredo está no apontamento do “Profile”.
Então, criei dois arquivos para cada entrada do Chrome que eu quero separar, como e-mail, agenda, keep etc.
Veja um exemplo do Google Agenda:

Perfil Trabalho:

[Desktop Entry]
Version=1.0
Terminal=false
Type=Application
Name=Agenda Trabalho
Exec=/opt/google/chrome/google-chrome “–profile-directory=Default” --app-id=kjbdgfilnfhdoflbpgamdcdgpehopbep
Icon=chrome-kjbdgfilnfhdoflbpgamdcdgpehopbep-Default
StartupWMClass=crx_kjbdgfilnfhdoflbpgamdcdgpehopbep

Perfil Pessoal:

[Desktop Entry]
Version=1.0
Terminal=false
Type=Application
Name=Agenda Pessoal
Exec=/opt/google/chrome/google-chrome “–profile-directory=Profile 1” --app-id=kjbdgfilnfhdoflbpgamdcdgpehopbep
Icon=chrome-kjbdgfilnfhdoflbpgamdcdgpehopbep-Profile_1
StartupWMClass=crx_kjbdgfilnfhdoflbpgamdcdgpehopbep

para o navegador em si, basta alterar a linha EXEC do .desktop:

Exec=/usr/bin/google-chrome-stable “–profile-directory=Profile 1” %U
e
Exec=/usr/bin/google-chrome-stable “–profile-directory=Default” %U

Obviamente você tem que saber qual o nome do “Profile” ao qual você quer apontar. O Chrome cria o profile “DEFAULT” para a primeira conta e depois “Profile 1”, “Profile 2” etc, para as demais.
Observe que para o Navegador Chrome em si, o atalho vai estar em “/usr/local/share/applications” e você precisará de root para criar o segundo.
Eu costumo apagar o atalho desta pasta ou movê-lo para minha home (~/.local/share/applications). Assim posso editá-lo sem problemas, além de criar outro apenas copiando o original e alterando o profile. Se você não apagar ou mover, vai ficar com duas entradas para o mesmo perfil no Menu.

Muitas vezes (não sei por que), os ícones dos atalhos teimam em permanecer o ícone do Chrome. Nestes casos, indico na mão mesmo o caminho do ícone, como por exemplo:

Icon=/dados/Temas/icons/chromium.png

(O “/dados” é uma partição que tenho separada, apenas para guardar alguns arquivos.)
Costumo usar o ícone do Chromium para o Perfil Trabalho e o ícone normal do Chrome para o Pessoal. Mas isso vai do gosto de cada um.

1 curtida

Mas pra que tudo isso? Não basta apenas mudar o perfil clicando na imagem do usuário?

Claro que sim. Porém, não terá algumas “facilidades” e organização que, no meu caso, são bastante relevantes.
Por exemplo, uso vários Webapps no Chrome, como do Gmail, da Agenda, do Keep, do Office, dentre outros. Se cada vez que quiser acessá-los tiver que abrir o navegador e alterar a conta, não será muito produtivo, concorda?
Além disso, ao trocar o perfil pelo navegador, a janela do perfil anterior não é fechada, consumindo recursos.

Eu tenho as 2 abertas, por isso talvez fique pelo método tradiconal. Obrigado! :slight_smile: