Dois monitores pop_os 22.04 - 1 hdmi direto e 1 displayport com adaptador - só reconhece do hdmi

Prezados,

Estou tentando usar dois monitores no Pop_OS 22.04 mas não reconhece o segundo monitor conectado no DisplayPort via adaptador DP–>HDMI, quando inicializa o monitor na porta DP é reconhecido como 1º monitor, porém quando entra na tela de login do Pop_Os apenas o da porta HDMI funciona.
Na RX 5500 XT tem 1 HDMI e 3 DP. Os dois monitores quando conectados individualmente no HDMI ou no DP funcionam até entrar na tela de login, depois disso só a porta HDMI funciona.

no xrandr só reconhece a porta HDMI

O adaptador está funcionando?

Já tentou habilitar só o displayport?

sim, quando inicio o PC com o monitor ligado no adaptador ele dá imagem, porém quando entra a tela de login a imagem cai

Placa de vídeo não entendo nada.

RX 5500 XT

É nvidia ou amd?

Xorg ou wayland?

Ao ligar entra a imagem?

Gnome?

RX5500 é AMD, é XOrg X11, Gnome do Pop_Os22.04

Quando ligo o PC o monitor conectado no displayport com o adaptador aparece imagem, logo q carrega o ambiente gráfico desliga essa porta com o adaptador e só funciona a HDMI

Ok.

Vá no gerenciador de monitor do gnome e veja se ele está desativado lá.

Não estou com gnome, mas acho que tenho em vm.

seria aqui? nem aparece o monitor

no xrandr aparece assim

Ok.

Faz o seguinte

Via comando

rm ~/.config/monitors.xml

Ou Apague via gerenciador de arquivos.

Reinicie o pc ou a sessão do usuário e veja se funciona.

Boa sorte

:+1:

1 curtida

arquivo não encontrado

Ele deveria está no .config

rm ~/.config/monitors.xml
rm ~/.config/monitors.xml~

Caso não exista

Tente criar ele manualmente e reinicie o pc.

Veja se é Adicionado conteúdo nele após reinicialização

touch ~/.config/monitors.xml

criou mas não gravou nada dentro na reinicialização, vou baixar uma imagem do ubuntu e testar no live mode

Veja isso

Talvez resolva

Boa sorte

:+1:

1 curtida

Ubuntu 24.04 também não reconheceu os dois monitores nessa configuração de portas, vou ver se acho um monitor DP para testar

Você instalou o arandr como cita o link que mandei.

É um gui. Abre ele e salve as configurações.

Teria que ver como é, nunca usei.

1 curtida

Consegui um segundo monitor DP para testar, aparentemente é o adaptador que mata o sinal quando converte para o HDMI.

Comprei uns cabos (DP –> DVI e DP –> VGA) para testar, caso não funcione terei que comprar um monitor DP ou ficar sem o segundo monitor

Obrigado pela ajuda

essas versoes sao muito frescas, tinha um DP nao me recordo a versao, mas ela dava incompatibilidade no display, mudei umas vezes o cabo, pensado que era o coitado…

antes de condenar o display tenta os cabos

1 curtida

Com o cabo DVI - DisplayPort direto sem adaptador, acontece a mesma coisa.

Esperando os outros cabos para testar, mas parece q é coisa do linux como um todo

Você pode tentar habilitar no kernel parameters, forçando assim o funcionamento

Exemplo

video=DP-1:1920x1080@60"

Esses adaptadores são complicados já ouvir dizer que tem que ser active adapter, comprei um pois o linux não tem suporte ao HDMI 2.1 e 144hz só funciona no HDMI 2.1 da minha TV dai comprei um adaptador display port 1.4 para HDMI 2.1 o grub aparece dai perde o sinal e só volta na tela de login mas tudo funciona.
O cabo é dessa marca

No meu caso é mini display port mas tem a versão display port normal.

Amazon br
Cabo matters é a marca
https://www.amazon.com.br/s?k=cable+matters+displayport+1.5+para+hdmi+2.1&crid=3VF7JTCVYBBJ7&sprefix=cable+matters+displayport+1.5+para+hdmi+2.1%2Caps%2C89&ref=nb_sb_noss

Olha a explicação de adaptador Ativo vs Passivo
Unidirecional vs Bidirecional

1 curtida

como fazer isso? tentei pela inicialização mas o pop os passa direto pela tentativa de parar a inicialização com o ESC

encontrei isso no Chat GPT mas não botei fé rsrsrs

Pop!_OS não usa GRUB, então você usa o kernelstub.

1. Adicionar o parâmetro:
    sudo kernelstub --add-options “video=DP-1:1920x1080@60”

principalmente se trava e fico sem vídeo e não volta a config anterior