Dois monitores no Lubuntu

Olá, antes de criar esse post pesquisei aqui no fórum. Encontrei esse post (Dois monitores via VGA no Ubuntu) que depois me enviou para esse post (Como fornecer boas informações).

Após ler ambos, não consegui entender como usar dois monitores no Ubuntu e variantes do mesmo. Uso um Lubuntu no caso. No Windows basta um Win + P e pronto. No Lubuntu não sei como proceder.

Alguém poderia me instruir por favor? Grato.

https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu/MultiDisplay

Obrigado por responder Sr. acvsilva, porém não consegui encontrar o .DEB desse programa buscando no Google, e tão pouco o site do desenvolvedor.

Caso o senhor possa me apontar o link do site do desenvolvedor, ou o link para o arquivo .DEB eu ficarei agradecido.

Lembrando que sou iniciante em Linux.

O site do desenvolvedor e este:

https://christian.amsuess.com/tools/arandr/

Dando uma lida, ele mostra que está nos repositórios oficiais do Ubuntu (sistema base do Lubuntu) e acessando o site do Ubuntu Packages, vi que ele está disponível para sistemas mais atuais, como 22.04 e 22.10.

Para instalar o software de forma simples, basta rodar o seguinte comando no terminal:

sudo apt install arandr

Caso queira, pode utilizar a loja de aplicativos do Lubuntu (não me lembro se é o Discover ou o Synaptic) para pesquisar o software e realizar a instalação sem abrir o terminal.

Segue também, um vídeo do canal SlackJeff sobre o software aRandr, que pode te auxiliar.

Sr. umcarlinho, muitíssimo obrigado.

Através do site do desenvolvedor que o senhor me passou (ARandR: Another XRandR GUI) consegui achar o arquivo de instalação .DEB que eu precisava aqui (Ubuntu – Package Download Selection -- arandr_0.1.9-2_all.deb). O arquivo de instalação em questão é o “arandr_0.1.9-2_all.deb”

Com esse arquivo .DEB a instalação é muito mais fácil, pois não preciso ficar digitando comandos no prompt. Fico muito grato ao senhor por ter me respondido de uma forma clara e simples. Irei testar o instalador junto ao vídeo. Gratidão.

1 curtida

Que bom que ajudou. Embora entendo o porquê você não gostar de usar alguns comandos, é interessante ter uma loja/gerenciador de pacotes como o Synaptic ou mesmo algum mínimo conhecimento de gerenciamento de pacotes pode ser interessante no futuro, para que você possa gerenciar e até mesmo lidar com problemas.

Embora existam vários arquivos .deb disponíveis na internet, o download através de repositórios oficiais do sistema é mais seguro, tendo em vista que eles atualizam continuamente com o sistema e podem evitar possíveis falhas como quebras do sistema que embora sejam minimas, ainda podem ocorrer no caso de pacotes mais antigos não mantidos por desenvolvedores.

A página de manual do Lubuntu tem informações sobre isso: Chapter 3.2.10 Monitor Settings — Lubuntu Manual 22.10 documentation

deixe essa formalidade de lado. não há necessidade disso.

→ Essa “loja” me permite fazer o Download o arquivo de instalação .DEB? Sou um “Velho Usuário Windows”, estou calejado por falhas em atualizações quebrarem meu sistema. Gosto de ter todos os instaladores (arquivos, CDs, disquetes, etc…) dos meus programas, seguros no meu HD de backup, pois sei que estes funcionam e não me deixarão na mão quando mais preciso.

→ Muito obrigado.

→ Educação no tratamento das pessoas, gratidão e agradecimentos são fundamentais nessa sociedade “maledeta” que vivemos. Afinal… o senhor dispensou de seu tempo para me responder. Minha obrigação é lhe agradecer por isso. :smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.